terça-feira, 30 de abril de 2013

Fórum Voz aos Povos em São Francisco reúne governos, movimentos e lideranças regionais

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana, foi realizado nesta segunda-feira (29/04) o Fórum Estadual Intersetorial Voz aos povos. O evento reuniu o governo municipal, movimentos e lideranças da Região dos Lagos e Norte e Noroeste Fluminense, durante todo o dia, no Espaço Cultural Barracão de Gargaú, no litoral de São Francisco. 

O Fórum foi destinado aos povos quilombolas, assentados, e acampamentos rurais, indígenas e pescadores artesanais. O objetivo foi discutir as demandas comunitárias para promover a visibilidade, valorização e reconhecimento desses segmentos, além de acesso às políticas públicas.

Todo o encontro foi bem dinâmico e com bastante interação. Os representantes dos segmentos comunitários fizeram solicitações e cobraram mais ações que beneficiem este setor nas áreas de educação, transporte, saúde, entre outros.

- O governo municipal tem apenas quatro meses de existência e continua trabalhando.Na qualidade de poder público estamos à disposição para ajudar e ouvir, pois sabemos que a população sanfranciscana é sofrida, mas trabalhadora - declarou o vice-prefeito, Amaro Barros.

A pescadora Erosita Costa Xavier, 57 anos, defendeu o grupo que pertence. “sou pescadora como toda a minha família. E não me envergonho de minha profissão, dos meus dedos feridos por causa da caça aos caranguejos e de possuir uma pele um pouco mais sacrificada. Isso não deve nos impedir de falar, pois as pessoas precisam saber o que precisamos. Para nós, este fórum é uma porta que se abre”, disse.

Segundo a secretária Executiva do Fórum, Rute Sales, a equipe vai levar todas as demandas ao Comitê Diretivo, no Rio de Janeiro, para posteriormente encaminhá-las aos devidos órgãos. De acordo com ela, em junho, haverá uma reunião Estadual, na cidade carioca. Na oportunidade, serão entregues aos representantes dos movimentos os resultados das solicitações do Fórum.

- Este Fórum representa a credibilidade do governo municipal em apoiar ações que auxiliem esses povos. Que este evento traga resultados positivos a todos - espera a secretária de Educação, Kátia Martins.

Participaram da reunião, entre outros, o vice-prefeito Amaro Barros, que representou o prefeito Pedrinho Cherene, secretários municipais, vereadores, a secretária executiva do Fórum, Rute Sales, o Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Pedrosa e representantes da Secretaria de Estado de Saúde.


ASCOM SFI RJ
FOTOS: RONALDO BRUM






























Nenhum comentário: