terça-feira, 28 de maio de 2013

Caminhada pelo Dia Mundial sem Tabaco nesta quarta em São Francisco

A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana promove, nesta quarta-feira (29/05), um evento para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio. O início será às 8h30, com concentração no trevo das praias e uma caminhada pela Avenida Vereador Edenites da Silva Viana até a praça da matriz do Padroeiro São Francisco de Paula.

Participarão integrantes dos programas Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde, Hiperdia e coordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (IEC), que irão exibir cartazes e distribuir material informativo à população ao longo do trajeto. Alunos do Colégio Estadual São Francisco de Paula e do Ciep Brizolão-470 Celso Martins Cordeiro também foram convidados para a mobilização.

- O objetivo é alertar a população sobre os riscos e os problemas relacionados ao fumo. O tabagismo atinge fumantes e não fumantes, levando desde o mal estar de quem está ao lado de um fumante a doenças respiratórias e até mesmo câncer de pulmão. Queremos, com essa mobilização, conscientizar os fumantes da necessidade de parar de fumar e os não fumantes a nunca fumarem – destacou o Secretário de Saúde de São Francisco de Itabapoana, Jayme Tinoco.

Ascom SFI RJ

2 comentários:

Anônimo disse...

O tabagismo pode causar o câncer de boca, que já ocupa o quinto lugar entre a população masculina (que fuma e bebe em uma maior proporção). Se você observar algum sinal estranho procure o cirurgião dentista. O diagnóstico precoce do tumor pode salvar uma vida. Vamos dizer NÃO ao TABACO. Drº Cristiano Chaves

AMAN-Associação de moradores e veranistas da Praia de Manguinhos disse...

O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo.Os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um. É uma pena que a maioria dos fumantes não percebam o quanto esse negócio é prejuízo para saúde deles. É uma iniciativa muito boa da Secretaria de Saúde do nosso município. Uma campanha que deve ser levada a sério como tantas outras, que essa atitude não fique isolada em apenas uma data, que a divulgação seja periódica.