terça-feira, 14 de maio de 2013

Capitania abre inquérito para investigar desaparecimento de pescador

O dia foi buscas no litoral de São Francisco de Itabapoana, mas o pescador identificado como Alemão não foi encontrado. Na manhã desta terça-feira (14/05) um navio de patrulha e uma aeronave da Marinha serão usados em novas buscas. A Capitania dos Portos já instaurou um inquérito administrativo para investigar as causas do desaparecimento. 

Segundo a tesoureira da Colônia de Pescadores de São Francisco, Diviane Chagas, a tripulação do barco “Rainha da Paz” aportou na noite deste domingo (12/05) no cais de Barra do Itabapoana.

“Um pescador de Barra que esteve com o mestre do barco me contou que o acidente teria acontecido no sábado de manhã”, disse.

A princípio os homens contaram que Alemão teria caído no mar na manhã de domingo, quando jogou a âncora no mar e a corda teria entrelaçado na perna do pescador. A tripulação informou ainda que tentaram puxar a corda de volta, mas Alemão desapareceu no mar.

A embarcação teria saído para o alto mar no último dia 8 com cinco tripulantes, mas retornou com um homem a menos. O acidente aconteceu a 50 milhas, cerca de 80km da costa.

A Capitania dos Portos se pronunciou sobre o caso, como pode conferir, na íntegra, a nota enviada à imprensa:

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, por meio da Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra, tomou conhecimento que na manhã do dia 12 de maio um tripulante, que estava no barco de pesca “Rainha da Paz” na costa da Barra do Itabapoana, teria desaparecido.

Após tomar conhecimento, uma equipe de Inspeção Naval foi enviada para o local para realizar buscas, assim como, solicitado às embarcações que trafegam nessa área marítima, para ficarem em alerta quanto à possibilidade de avistarem o desaparecido.

O competente Inquérito Administrativo sobre o Acidente e Fatos foi instaurado, visando apurar as causas e circunstâncias do acidente. A previsão de conclusão é de 90 dias.

URURAU

Nenhum comentário: