sexta-feira, 14 de junho de 2013

Formação Continuada para professores da rede municipal de ensino em São Francisco de Itabapoana

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana vem investindo na formação continuada como instrumento para o aperfeiçoamento do seu corpo docente, que conta com 930 profissionais distribuídos entre Educação infantil e Ensino Fundamental do primeiro e segundo segmentos. A iniciativa engloba a formação promovida pela própria SMEC e, também, adesão a programas e participações em seminários.

Professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental integram como bolsistas o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.Desenvolvido pelo governo federal, ele engloba 130 profissionaisdas 54 unidades do município que participam de uma formação continuada com carga horária de 12h/mês, totalizando 120 horas em um período de um ano.

Orientadores selecionados pelo município participaram de uma capacitação para atuar junto a esses profissionais da rede ministrando o curso, que irá culminar em umtrabalho em sala de aula com embasamento na alfabetização, letramento, matemática e aplicação de uma prova aos alunos ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental.

A SMEC vem promovendo, ainda, a formação para profissionais do restante do primeiro segmento e do 6º ao 9º ano do segundo segmento. “Na próxima semana iniciaremos a formação para professores que estarão em sala de recursos (necessidades especiais) e em sala de reforço escolar”, destacou a secretária de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana, Kátia Martins.

A participação de 65 professores e 30 diretores no 10º Seminário de Intermunicipal, realizado entre os dias 14 e 16 de maio, na cidade de Campos dos Goytacazes, também foi destacada pela Secretária, assim como a presença da coordenação de do projeto de leitura “Trilhas” em encontro realizado pelo Ministério da Educação, na cidade de Búzios, nos dias três e quatro de junho.

- O “Trilhas”é mais uma das adesões da SMEC a programas do Ministério da Educação. Aderimos, ainda,ao Mais Educação, também do MEC, e ao Sistema de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), que tem como proposta monitorar o padrão de qualidade do ensino e colaborar com a melhora da qualidade de educação – destacou a secretária, lembrando que no dia 31 de maio foi realizado o cadastro de 36 escolas para que possam receber material de informática do Programa Brasil Alfabetizado.

PAR - A grande preocupação da pasta da Educação em São Francisco, no entanto, é a corrida contra o tempo, de acordo com asecretária Kátia Martins, para que possa ser finalizado o Plano de Ações Articuladas (PAR), que consiste em um instrumento de gestão articulada entre o MEC e os municípios.

- Lamento pelo PAR não ter sido concluído no município, uma vez que ele deveria ter sido elaborado desde 2010. O prazo para atualização vai até o dia 30 de junho e caso isso não aconteça o município poderá perder recursos na educação - finalizou a secretária.
Ascom SFI RJ

Nenhum comentário: