quinta-feira, 27 de junho de 2013

Secretaria de Saúde de São Francisco inicia nesta sexta-feira em Sossego cronograma de palestras sobre tuberculose

Em atenção ao bem-estar dos munícipes de São Francisco de Itabapoana, a Secretaria Municipal de Saúde preparou um cronograma de palestras sobre tuberculose para serem realizadas em diversas localidades. O objetivo é proporcionar mais conhecimento e informação sobre a doença e o início será nesta sexta-feira (28/06), às 9h,em Sossego.

O encontro será realizado na Escola Municipal João Batista de Almeida, a partir das 9h. A palestra será destinada aos pais de alunos, mas estará aberta para toda comunidade. A organização é do setor de Tuberculose do município em conjunto com o IEC e PSF.

Segundo dados do setor de Tuberculose, São Francisco possui quatro casos confirmados da doença. Os pacientes já estão sendo tratados no próprio município que disponibiliza o serviço gratuitamente.O tratamento gira em torno de seis meses.

A doença possui quatro tipos de sinais específicos que são perda de peso e apetite, febre vespertina (ao entardecer), tosse produtiva com secreção ou seca durante três semanas ou mais e sudorese noturna (muito suador na madrugada). Quem apresentar os sintomasdeve procurar uma Unidade de Saúde mais próxima.

- Quando o profissional de saúde suspeita da doença, o paciente é encaminhado para o setor de Tuberculose. Lá são colhidos os dados clínicos através de exames específicos e raio-X e do tórax. Caso o paciente apresente os sintomas da doença, ele passa a tomar os medicamentos - detalhou a coordenadora do setor de Tuberculose, Magna Linhares.

Quem tiver alguma dúvida poderá procurar o setor de Tuberculose que fica localizado no hospital Manoel Carola, às segundas, terças e quintas, das 8h às 17h.

Tuberculose - A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. A transmissão da bactéria é direta: ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação.

Alguns pacientes podem não apresentar os sintomas ou estes podem ser ignorados por serem parecidos com os de uma gripe. Após diagnóstico, o tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não seja interrompido – fato que pode ocorrer, principalmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjoos, vômitos, indisposição e mal-estar geral.
A vacina BCG é utilizada na prevenção da tuberculose e deve ser administrada em todos os recém-nascidos. Melhoras nas condições de vida da população, além de tratamento e orientação aos enfermos são formas de evitar sua contaminação em maior escala.

Ascom SFI-RJ

Nenhum comentário: