Após ser atendido pelo médico veterinário Carlos Henrique, que constatou apenas uma lesão em sua face, o animal foi liberando para que os agentes do GAM, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Guarda Civil Municipal, realizassem a soltura na Foz do Rio Itabapoana.
Em relação ao processo de captura, foi, de acordo com o secretário e Meio Ambiente, Cláudio Heringer, uma operação rápida, com os agentes isolando o local e retirando o guaxinim de cima de uma árvore.
– A ação do GAM demonstra a importância do grupamento criado há apenas três meses no município. Não fosse a atuação rápida dos agentes o guaxinim muito provavelmente seria abatido pelos populares que atiravam pedra e objetos no animal – destacou o secretário.
O guaxinim procura se instalar em troncos, buracos e cavernas perto de rios e lagos para ter sempre água. “A população de guaxinim, também conhecido como mão pelada, diminuiu muito nos últimos anos. Portanto, é uma responsabilidade de todos preservá-la”, finalizou o secretário.
Ascom SFI RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário