A proposta do Senado é viabilizar a implantação, pelo Governo Federal, de uma política de investimento em conhecimento científico e tecnológico para minerais estratégicos, que são insumos para a criação de produtos complexos e sofisticados, importantes para a economia brasileira no contexto mundial. Trata-se, portanto, de um seleto de 17 elementos utilizados como matéria-prima na fabricação de tubos catódicos de televisor em cores, imãs para motores miniaturizados, ressonância magnética nuclear, cristais geradores de laser, entre outros.
– Precisamos de uma política de fomento à produção e de arrojo empresarial para promover o aproveitamento das jazidas. E o marco regulatório nos permitirá agregar valor nas exportações dos produtos – destacou o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB/SC), relator da Subcomissão Temporária de Elaboração do Marco Regulatório da Mineração em Terras Raras Brasileiras.
A audiência, realizada no Plenário da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal, contou ainda com a participação dos senadores Zezé Perrela (PDT/MG), presidente da CCT e Lídice da Mata (PSB/BA).
Ascom SFI-RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário