quarta-feira, 24 de julho de 2013

Visita a obras e área florestada da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba

Conselheiros da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba e Vereadores do município de São Francisco de Itabapoana visitaram no dia 23/07, as obras do complexo da unidade de Conservação estadual, criada no município em 2002, para proteger o último remanescente de floresta Estacional Semidecidual da região nordeste do estado do Rio de Janeiro.

A visita objetivou o conhecimento por parte da Câmara dos Vereadores e dos membros do conselho consultivo da unidade de conservação, do andamento da obra que vem sendo realizada pelo INEA em terreno doado pela prefeitura de São Francisco na estrada da Cobiça bem próximo a área de mata nativa.

As edificações modernas e ecologicamente sustentáveis, chamaram a atenção por seu diferencial de construção com tijolos que não usam queima ou argamassa entre eles, pelo processo de captação de energia através de placas solares e eólica e pelo uso de biodigestor no processamento de toda a matéria orgânica do conjunto.
No terreno e em fase final de construção encontram-se levantados os alojamentos de Guarda-Parques e pesquisadores, a casa do chefe, os escritórios , centro de visitantes, auditório, anfiteatro e mirante.
Neste espaço serão recebidos para as atividades de educação ambiental e pesquisas cientificas, alunos das escolas estaduais municipais e particulares de São Francisco e municípios vizinhos e estudantes e pesquisadores de universidades de toda a região.
Após a visita a obra os participantes manifestaram a vontade de conhecer parte da área florestada da Estação Ecológica e caminharam por trilhas atualmente usadas para a educação ambiental.

Fotos: Simone Pedrosa











































Nenhum comentário: