terça-feira, 20 de agosto de 2013

Dia de Campo incentiva utilização de biofertilizante

Agricultores de Água Preta, no 5º distrito de São João da Barra, participaram na última semana da 5º edição do Dia de Campo. Realizado na região desde 2011, o evento tem como objetivo divulgar ações que contribuam para o fortalecimento da agricultura familiar por meio de assistência técnica direta aos produtores.


Nesta edição do Dia de Campo, realizada pela Pesagro-Rio, foram apresentadas dicas de como aperfeiçoar a lavoura utilizando técnicas com custos mais baixos e metodologia simples para os agricultores do 5º distrito, local em que a LLX desenvolve ações para fortalecimento da agricultura em parceria com o programa Rio Rural e Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro.

Cerca de 20 produtores rurais participaram do evento, que teve como tema a utilização de defensivos alternativos e a produção de biofertilizantes. Durante a aula, os produtores receberam apostilas com informações sobre a produção de biofertilizantes e produtos alternativos para o controle da praga, além de assistirem uma aula prática da composição do biofertilizante agro-bio, desenvolvido pela Pesagro-Rio com ingredientes como esterco, água, melaço e leite de vaca. “O Brasil é o país que mais utiliza agrotóxico. Essas ações possibilitam difundir técnicas que vão melhorar a plantação, o custo e o alimento”, informou a pesquisadora Maria do Carmo, do Centro Estadual de Agricultura Orgânica. Todas as práticas utilizadas no Dia de Campo são voltadas para a agricultura orgânica, em que hortaliças e legumes são cultivados sem agrotóxico.

Morador de Folha Larga, no 5º distrito, o agricultor Sebastião Rangel, 45 anos, possui em sua propriedade uma horta ecossustentável (sem utilização de agrotóxico). Na unidade, ele planta alface, couve, beterraba, salsinha e cebolinha, entre outros produtos. O agricultor destaca que a diversificação da produção só foi possível após as ações da equipe de apoio técnico na região. “Plantar alface era impossível. Agora, além do alface, tenho outras opções para a horta”, destaca.
Para a coordenadora de Responsabilidade Social da LLX, Gleide Gomes, o Dia de Campo possibilita o fortalecimento da agricultura familiar. “As parcerias com instituições agrícolas contribuem para a multiplicação de técnicas que antes não eram conhecidas ou utilizadas na região, além de possibilitar que os agricultores diversifiquem os produtos cultivados”, destacou.

Simone Fraga 
Assessoria de Imprensa


Nenhum comentário: