segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Resultados alcançados na II Conferência Municipal de Cultura em SFI RJ


Fomentar a democratização da cultura digital, elaborar um calendário cultural anual fixo e expandira memória do patrimônio histórico de São Francisco de Itabapoana foram algumas das propostas sugeridas na II Conferência Municipal de Cultura. O evento foi realizado no último sábado e, na oportunidade, foram escolhidos os delegados que levarão as propostas para a Conferência Estadual. 

O encontro foi realizado no Espaço Cultural Barracão de Gargaú e mobilizou diversas pessoas entre eles o vice-prefeito, Amaro Barros, secretários municipais, vereadores e a sociedade civil organizada. A Conferência teve como tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura” e foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio do Departamento de Cultura.

Para o evento foram convidados para realizar palestras o poeta e historiador Roberto Acruche que detalhou sobre a influência da cultura africana, portuguesa e indígena no município, e o presidente do Conselho de Cultura de Campos dos Goytacazes, Orávio de Campos Soares. Em suas palavras, ele destacou a necessidade de se criar conselho e um plano de cultura, além de orientar sobre a implantação de um museu para São Francisco.

O evento prosseguiu num ritmo democrático e participativo. Os grupos foram separados por eixos para discussão e elaboração das propostas. Logo em seguida foram aprovadas as propostas e escolhidos os três delegados e seus suplentes compostos por sociedade civil organizada, governo e secretaria de Educação.
Segue a relação dos escolhidos: 

Titular: Edson Martins

Suplente: Rosinea Alonso

Titular: Perez Dová

Suplente: Alaildo Barreto

Titular: Fabrício Siqueira

Suplente: Lucimar Vilar

 Fotos: Ronaldo Brum.

























Nenhum comentário: