sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Secretaria de Saúde de São Francisco realiza na INB palestra sobre o tabagismo


No Dia Nacional de Combate ao Fumo, quinta-feira (29/08), a secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana realizou na INB (Indústria Nucleares do Brasil), na localidade de Buena, uma palestra sobre tabagismo. O encontro foi destinado aos funcionários e atendeu a solicitação da empresa. A palestra também contou com a participação da coordenadora do Departamento do IEC (Informação, Educação e Comunicação) da secretaria, Ana Paula dos Santos.

O tema foi desenvolvido pela dentista Raquel Alves Drumond. A mesma fez sua apresentação em slides mostrando os males do uso do cigarro (causando úlcera estomacal, infarto agudo, doenças periodontais, entre outros), sua ligação com os diversos tipos de cânceres (como o de boca, laringe e pulmão), orientou sobre as prevenções e as formas de tratamentos. Além, disso, a dentista também ensinou os participantes a realizarem o autoexame de câncer bucal.



“-Na frente do espelho e com as mãos limpas observe se há na parte interna da boca caroços, dormências, áreas escuras, manchas muito avermelhadas ou esbranquiçadas. E não deixem de visitar periodicamente o dentista”, orientou.

O ex-fumante, funcionário da INB, Clodoaldo Aparecido Vieira (40 anos) disse que depois que largou o vício, teve mais qualidade de vida. “Há vinte anos deixei de fumar, mas tive várias recaídas antes de vencer o vício do cigarro. Depois que deixei o fumo, ganhei autoestima, saúde, tenho mais facilidade para respirar e melhorei minha vida financeira, pois é um gasto que não tenho mais”, ressaltou. 

A técnica de enfermagem do trabalho, Leidiane da Silva falou que a empresa tem o interesse de implantar um programa de combate ao tabagismo, mas que pretende contar com a parceria da prefeitura por possuir equipes técnicas já capacitadas.

Ascom SFI-RJ

Nenhum comentário: