terça-feira, 10 de setembro de 2013

Violência contra o idoso: denunciar pode ajudar a salvar uma vida




Idosos campistas têm o mês inteiro de programação em homenagem

Mauro de Souza/Carlos Grevi/Arquivo

Idosos campistas têm o mês inteiro de programação em homenagem

O respeito aos idosos é um dos princípios da vida. Mas no dia a dia os valores vêm sendo invertidos e já não é raro nos depararmos com diversos casos de violência cometidos contra estes que já deram o seu melhor para a construção da nossa sociedade. Essa realidade não está longe da planície Goytacá. A secretaria Municipal dos Direitos do Idoso recebe diariamente mais de 10 denúncias de agressão.

Em Campos, o Clube da Terceira Idade, fundado em 1992 e o primeiro órgão especializado no atendimento ao idoso do Brasil, recebia todas as demandas relacionadas à melhor idade. Há dois meses parte deste trabalho vem sendo realizado pela secretaria Municipal dos Direitos do Idoso.

A maneira mais eficaz para acabar com a violência contra o idoso é denunciar. Segundo o secretário do órgão, Gilson Gomes, a maior parte das agressões é praticada por familiares dentro da casa da vítima.
“Já passou da hora de acabar com essas agressões. O objetivo da secretaria é combater esse crime de todas as formas possíveis. Mas para isso acontecer é necessário que haja denúncia. Infelizmente a maioria das agressões seja ela física ou verbal acontece dentro do lar do idoso. Por ser familiares e até filhos, as vítimas optam por não denunciar. Apesar de toda a dor, o amor ao filho, por exemplo, fala mais alto e a violência infelizmente continua. Os idosos precisam reagir e pensar na felicidade de si mesmo antes que seja tarde demais”,aconselho 
Gilson.

Exemplo disso foi a morte da colunista social, Maria Ester Balbi, 62 anos, em setembro do ano passado. Maria teve 60% do corpo queimado em sua casa. O principal suspeito de ser o autor do crime é seu filho, L.F.B., 30 anos. Na época, o delegado Rodrigo Maia, informou que inicialmente o caso foi considerado um acidente doméstico. Mas o depoimento de L.F.B., foi contraditório ao da equipe médica que socorreu e encaminhou a vítima para a unidade hospitalar. O suspeito foi detido e levado para o presídio de Itaperuna, mas foi solto três meses após o crime.

Outro caso que gerou revolta e polêmica em toda Campos foi a violência contra a idosa, Maria Rangel , 86 anos, que morreu 17 dias depois de ser internada com queimaduras no rosto e cabeça. A agressão foi praticada pela cuidadora de Maria, Kati Giane Rodrigues Simão, também conhecida como Gigi. Durante o período que ficou na Unidade de Pacientes Graves (UPG) do Hospital Ferreira Machado (HFM) ela respirava com a ajuda de aparelhos.

Na época o filho da vítima, Pedro Carlos Rodrigues revelou que a cuidadora ficava com sua mãe apenas alguns finais de semana. Pedro disse ainda que a vítima já vinha reclamando de maus tratos praticados pela suspeita, mas eles não acreditaram e acharam que era implicância da idosa.

Sobre essa tragédia, o secretário Gilson Gomes alertou que: “É necessário conversar com o idoso sobre tudo que acontece entre ele e seu cuidador. Antes de tudo conhecer a pessoa e não apenas o lado profissional e buscar referências. Suspeitou de alguma coisa mesmo que pareça nada demais verifique. Não se prenda em colocar câmera escondida, isso pode até adiantar, mas arriscar e esperar a próxima agressão pode ser tarde demais para a vítima”, ponderou Gilson.

Além das agressões em casa e nos ônibus, outro tipo de violência que vem ganhando força no município, é intitulado como “Violência Financeira”. Ele funciona da seguinte forma: uma pessoa da família ou mesmo que toma conta do idoso pega o cartão de banco, retira o salário e não entrega o dinheiro à vítima. Em alguns casos, o idoso é colocado no azilo.

“De alguns meses para cá estamos recebendo diversas denúncias desse tipo de crime. A maioria dos suspeitos são filhos das vítimas. Eles pegam o cartão de pagamento, de crédito e fazem empréstimos tudo com o nome do Idoso. A ambição é tão grande que existem pessoas que interna o idoso em um asilo e desfruta do dinheiro da vítima. Esses criminosos precisam entender que no futuro eles vão envelhecer e ficar com as mesmas limitações”, observou. 

Os idosos campistas podem contar com atendimentos na sede da secretaria ou nos Clubes da Terceira Idade no Centro Dias, Jardim Carioca, Travessão, Conselheiro Josino, Morro do Coco, Dores de Macabu, Farol de São Tomé e na Central, no Parque Tamandaré. Para combater essas violências e defender os direitos dos idosos é que existe a secretaria. As denúncias podem ser feitas através do telefone (22) 2731-6898 ou pelo número gratuito 100. O denunciante não terá sua identidade revelada.

DIREITOS E DEVERES


Existe uma lei municipal que obriga todas as empresas de ônibus a reservarem 15% dos lugares para os idosos e todos os assentos têm que está identificados. Questionado sobre a questão da superlotação nos coletivos, que na prática podem atrapalhar o cumprimento da lei, o secretário revelou:
“Como setembro é o mês do idoso vamos realizar diversas ações para combater a violência e defender os direitos dos idosos e no cronograma existe uma campanha para resolver essa situação. A ação vai reunir o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) para cuidar da questão da superlotação, a Secretaria de Educação para realizar palestras nas escolas que conscientize as crianças ao repeito com o mais velho e outras secretarias”, confirmou Gilson Gomes.

MÊS DO IDOSO COM PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

Durante 30 dias os idosos campistas vão participar de atividades que ajudam estimular a memória, cuidar da saúde e aumentar a autoestima. Um dos eventos principais são os bailes e o concurso “Garoto e Garota da Melhor Idade”. O coordenador de todos os Clubes da Terceira Idade, Edivaldo Azevedo, revelou quais são os eventos e expectativas dos interessados.

“Eles estão muito animados. Tem grupos de idosos do Rio de Janeiro e cidade ao entorno que se inscreveram para certos eventos. Um dos mais esperados é o concurso. O garoto e garota da melhor idade foi desenvolvido para estimular a autoestima do idoso que muitas vezes vai sendo deixada de lado. Quem ainda não teve a oportunidade de se inscrever as inscrições vão até esta segunda-feira, dia nove de setembro. O cadastro foi feito na sede do Clube, no Parque Tamandaré. Eles estão ansiosos para saber do resultado no dia 17 deste mês", contou Edivaldo.

CONFIRA TODA A PROGRAMAÇÃO:


10/09 às 14h - Palestra: “O idoso campista e seus direitos”, no Auditório do Ministério Público. E baile da 3ª Idade de Travessão

11/09 17h - Baile na 3ª Idade de Conselheiro Josino

12/09 – 19h -Baile na 3ª Idade de Morro do Coco

13/09 – 17h - Baile no Clube da 3ª Idade - Parque Tamandaré

14/09 – 20h -Baile na Colônia de Férias da Terceira Idade do Farol

16/09 - 15h - Palestra: “Estatuto do Idoso”, no Auditório do Ministério Público

17/09 – 14h - 3º Concurso Garoto e Garota da Melhor Idade

18h – Apresentação da atriz Lady Francisco, no Teatro Trianon

18/09 – 15h - Palestra: “Depressão: o que é e como vencer”, no Auditório do Ministério Público


20/09 -17h - Baile na 3ª Idade Parque Tamandaré

22/09 – 9h - Encontro Intermunicipal de Grupos de Dança Sênior, no Teatro Municipal Trianon

23/09 –14h- Abertura da Semana do Idoso da Santa Casa Dança do Ventre e às 15h palestra sobre “Sexualidade na 3ª Idade”, no Auditório da Santa Casa

24/09 – 14h30 -Palestra: Hidratação, respiração e atividade física na Terceira Idade, às 16h, no Auditório da Santa Casa

25/09 – 15h- Palestra: “Direitos do Idoso e Transporte Coletivo”, com o representante do IMTT, no Auditório do MP

26/09 – 19h30- Palestra A criança e o Idoso, no Auditório da Santa Casa de Misericórdia de Campos

27/09 – 15h – “Dia do Idoso” com Baile no Automóvel Clube Fluminense (Certificação dos Grupos de Terceira Idade)

28 e 29/09 – 9h - 1º Jogo Esportivo da Melhor Idade, na Fundação de Esportes, na Rua dos Goitacazes


Postado e fonte:
Mayara Fernandes- Estagiária


Nenhum comentário: