quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Ambulância e consultório odontológico serão entregues na quarta-feira em Floresta São Francisco de Itabapoana RJ

A Unidade Básica de Saúde da comunidade rural de Floresta, no primeiro Distrito de São Francisco de Itabapoana, passará a contar com uma ambulância 0 km e com um novo consultório odontológico. A solenidade de entrega acontecerá nesta quarta-feira (13/11), às 19h, com participação do prefeito Pedrinho Cherene, do vice-prefeito Amaro Barros e demais autoridades locais.
O veículo que atenderá a população de Floresta e de comunidades do entorno, como Funil, Cajueiro e São Diogo, integra um pacote de cinco ambulâncias adquiridas recentemente pela prefeitura com recursos próprios, totalizando R$ 250.000,00, para que fiquem à disposição nas Unidades Básicas das comunidades. Somando-se as duas adquiridas junto ao Governo do Estado, o município passa a ter 20 ambulâncias em funcionamento, sendo quatro unidades de resgate.
Em relação ao consultório odontológico, será o primeiro de seis que serão entregues em diferentes pontos do município, quatro em substituição aos já existentes e outros dois que serão instalados em comunidades que ainda não contam com esse tipo de atendimento. Atualmente, a rede municipal de saúde de São Francisco possui 16 consultórios, sendo 11 funcionando em unidades básicas de saúde e cinco em núcleos do Estratégia Saúde da Família (antigo PSF).

Hoje são 28 dentistas atendendo a rede municipal de saúde em São Francisco de Itabapoana, com a Unidade de Saúde da sede do município atendendo todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos. Os ESF’s atendem de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. As demais unidades de saúde atendem em dias específicos, de acordo com cada localidade. 

No Centro de Especialidades Odontológicas, em Ponto de Cacimbas, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, mediante encaminhamento, disponibilizando serviços de raspagem, cirurgia, tratamento de canal, odontopediatria e atendimento a portadores de necessidades especiais. Cada uma dessas especialidades é disponibilizada em um dia da semana.
– A partir desse mês de novembro, a marcação de consulta será aberta, ou seja, feita pela recepção da unidade de saúde contando um número máximo de 20 pacientes por dia. É importante lembrar que nos ESF’s de Barra do Itabapoana e de Praça João Pessoa o atendimento acontece apenas uma vez na semana, no odontomóvel, até que sejam concluídas as obras dos respectivos postos. Em Barra o atendimento acontece nas segundas-feiras e, em Praça, às quintas-feiras – destacou Rina Jassus, coordenadora do Departamento Municipal de Odontologia.


Ascom SFI RJ

Nenhum comentário: