O projeto de engenharia foi entregue pelo prefeito Pedrinho Cherene à presidente do INEA, Marilene Ramos, e ao diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do órgão, André Ilha, durante a cerimônia de inauguração da sede da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, naúltima terça-feira (04/12).A presidente do INEA sinalizou de forma positiva para sua consolidação. “Já tinha conhecimento do projeto e posso afirmar que as chances nesse sentido são grandes”, destacou.
A ideia envolve a implantação de uma passarela com 60 metros de extensão, que permitirá a visitação a uma área de manguezal. Também está prevista a construção de um corredor de com 45 metros, sendo 15 avançando sobre a lagoa que separa parte da área territorial do mar, com sala de visita e de observação de 40 m², servindo também para que possam ser atracadas embarcações de lazer.
O projeto contempla, ainda, um mirante de 4,5 metros de altura a partir da lâmina d’água da lagoa, de onde se poderá ter uma visão ampla de toda área de manguezal e das lagoas de Gargaú. “Todo o projeto tem por concepção a utilização de mão de obra local, uso de madeira e insumos com certificação ambiental, sendo desenvolvido para atender critérios de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente”, destacou o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio de São Francisco e Itabapoana, André Ricardo de Azevedo Campos.
Desenvolvido em três fases, o projeto de ecoturismo foi inicialmente apresentado ao INEA na forma descrita. Na fase seguinte foram realizados os levantamentos de engenharia para elaboração das plantas, assim como planilhas de custos, culminando com a entrega do projeto de engenharia às autoridades competentes do INEA, para que possa ser posto em prática com verba oriunda do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).
Ascom SFI-RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário