sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Prefeitura abre a partir de segunda-feira pré-inscrições para cursos profissionalizantes

A Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana abre na próxima segunda-feira (03/02), em parceria com o Sest-Senat/Pronatec, mais uma etapa de pré-inscrições para cursos de qualificação profissional. Serão ao todo 90 vagas para Almoxarife, Recepcionista, Espanhol Básico e Auxiliar de Recursos Humanos. Os interessados têm até o dia sete de fevereiro para comparecer à sede da Secretaria, entre 9h e 17h.

A documentação exigida são cópias coloridas da carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência atualizado, comprovante de escolaridade (no caso de Auxiliar de Recursos Humanos, é necessário ter ensino médio completo ou estar cursando o 3º ano), cartão do Bolsa Família ou outro benefício do Governo Federal, caso seja beneficiário, e uma foto ¾.
Os candidatos deverão ter, no mínimo, 16 anos completos, e serão priorizados os beneficiários de algum programa social do Governo Federal, quem estiver sob seguro desemprego e aqueles que possuem renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa (per capta). A relação dos aprovados estará à disposição no dia 14 de fevereiro, a parir das 10h, na sede da Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social.

Por meio de parceria com instituições e empresas como Senai, Firjan, Sest/Senat, Pronatec, Iff, Senac e Rio Petro, a prefeitura de São Francisco vem priorizando a oferta de cursos profissionalizantes visando o ingresso de uma parcela da população no mercado de trabalho. Em 2013, foram abertas 645 vagas em mais de uma dezena de cursos, com 410 alunos já formados e 235 em cursos ainda em andamento.

Nos cursos que ainda estão em andamento, está o de Técnico em Eletrotécnica, por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura com o IFF. O restante são parcerias entre a Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social com as diversas instituições e empresas.

Entre os cursos em andamento ou já concluídos estão Mecânica de Manutenção em Motores Diesel, Eletricista de Obras, Pintor Industrial, Soldagem, Inglês Básico, Camareiro em Meios de Hospedagem, Montador de Andaimes, Padeiro e Confeiteiro, Motorista de Transporte Escolar, Assistente de Operação em Logística Portuária, Operador de Empilhadeira, Operador de Guindaste, e Doces em Calda e Compota.
Luciene Tavares

Nenhum comentário: