Na última sexta-feira (28 de fevereiro) agentes da Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, GAM (Grupamento Ambiental) e policiais militares da UPAM (Unidade de Policiamento Ambiental) realizaram ações de combate à degradação ambiental em Barra do Itabapoana.
Os agentes removeram dezenas de piquetes em áreas de preservação permanente (manguezais) que indicavam a comercialização de lotes no local, além de proceder a notificação de ocupantes de imóveis nessas áreas para que se abstenham de promover novas construções que afetam o meio ambiente.
Para o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Heringer, que acompanhou as ações, “é fundamental a colaboração dos moradores na preservação daqueles ecossistemas. Todavia não podemos tolerar atos de degradação que comprometem a qualidade de vida de todos”.
Ainda segundo Cláudio, a Secretaria de Meio Ambiente vem realizando um mapeamento das moradias, sobretudo em áreas de preservação, com a finalidade de priorização de atendimento de políticas públicas setoriais como moradia e saneamento.
Ele explicou que, infelizmente, ainda é um hábito entre muitos moradores promover construções desobedecendo as leis ambientais. “A lei 9.605/98 é clara ao estabelecer pena de detenção de até um ano além de multa, embargo e demolição em relação as construções irregulares nessas áreas. A fiscalização conjunta irá continuar.”
As denúncias de crimes ambientais podem ser feitas diretamente na sede da Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 153 ou via
Ascom SFI RJ
As denúncias de crimes ambientais podem ser feitas diretamente na sede da Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 153 ou via
e-mail,
ambiente.pmsfi@yahoo.com.br.Ascom SFI RJ


Nenhum comentário:
Postar um comentário