segunda-feira, 24 de março de 2014

Foi importante a reunião da AMPROAB em Brejo Grande São Francisco de Itabapoana RJ

A reunião foi aberta por Romário onde pediu que os convidados se assentassem e agradeceu a presença de todos. Logo passando a palavra ao presidente da AMPROAB , Mailson, popular Coco, que Também agradeceu a presença de todos e convidou para compor à mesa as autoridades presentes: Vice Prefeito – Amaro de Buena; Secretário de Agricultura – Edmar Henriques; Presidente do Conselho de Segurança – Romário Bernardo; Secretária do Conselho de Segurança – Simone Pedrosa; Secretário de Meio Ambiente sendo representado pela Bióloga Juliana Gomes ; Administrador do Posto de Saúde de Amontado – Pastor Jomar ; Renata representando a comunidade, e logo depois o próprio Mailson ocupou seu lugar à mesa.

Na abertura da reunião foi entregue a palavra a Renata onde fez uma explanação rápida sobre a falta de água e entregou a Bióloga o abaixo assinado com quase 500 assinaturas, para ser anexado ao levantamento a ser entregue ao INEA (Instituto Estadual do Ambiente), pois os brejos estão secos por conta da água e esta sendo direcionada para o mar através do manilhamento tendo a vazão muito grande e com quase 90 dias sem chuvas fortes, até a água dos lençóis freáticos estão secando, nem com 20m de profundidade se acha água com facilidade.

E os fazendeiros aproveitando a baixa das águas colocam fogo na tabua seca, provocando o desmatamento das nascentes e erosão.

Assim pedindo o reflorestamento desses mananciais, nascentes e brejos.

O Secretário de Agricultura Edmar Henriques ainda acrescentou que essa obra de manilhamento das águas foi feito na época em que São Francisco ainda era São João da Barra no Governo de Ranulfo Vidigal , pois na época ocorreu uma grande cheia nos brejos e nas lagoas que precisou de obras emergenciais para o escoamento dessa água para o mar. O local foi recentemente verificado, mapeado e fotografado desde as nascentes, veios d’água, brejos e lagoas, e foi constatado uma grande seca e a necessidade de irrigação para as plantações, pois nosso município se encontra com praticamente 90 dias sem chuvas se colocando a disposição para ajudar.

O vice Prefeito Amaro Barros disse que essa é uma batalha a ser vencida, os agricultores e trabalhadores rurais precisam de condições e apoio e disse esta passando pelo mesmo problema de seca em suas terras e plantações, mais que 1º são os lavradores e depois os turistas, é a favor do turismo na lagoa de Tatagiba, mais que não podemos aceitar que toda a água do lençol freático esteja secando, que as cacimbas estejam vazias pois toda a água esta sendo escoada sem necessidade para o mar e deixando a comunidade seca. Parabenizou ao presidente da associação pela iniciativa em prol de sua comunidade. Reforçou em dizer que a obra foi de âmbito emergencial e não definitivo ou efetivo.

O Administrador do Posto de Saúde de Amontado Pastor Jomar, pedindo que faça comportas pois o manilhamento esta muito baixo, e a água esta sendo desperdiçada, e com a troca da manilha para cima faz com que a água seja aproveitada pela comunidade e seus agricultores locais, segurando a água nos lagos, brejos e lençol freático.

O Presidente do CONSEG – Romário Bernardo fez uma colocação razoável, ao dizer que se levantar o nível da manilha o turismo fica sem a água corrente por um tempo, mais os agricultores conseguem o necessário para suas plantações e a comunidade água para suas residências, pois essa falta é momentânea onde voltando a chover normaliza.

O escoamento dessa água era normal, a própria natureza tinha os veios d’água para o escoamento natural pelas terras do Sr. Carlinhos, mais com a lavagem de areia foi criado por efeito antro pico um banco de areia impedindo a saída para o mar dessa água na vazante correta.

Com essa seca prejudicou também os lagos e brejos com toda a vegetação nativa, reprodução dos peixes, e a tabua apodrece no meio do brejo seco deixando um cheiro forte, passando somente um filete d’água, perderam mudas de plantas, e toda uma plantação de abacaxi.

Sendo a Bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, foi feito o levantamento da escassez da água e nos disse que não é de competência dela a liberação dessa mudança e sim do INEA, também colocou se o produtor não tiver água o produto entra em escassez, também é a favor do levantamento da manilha com URGENCIA para evitar a seca total da localidade para que não entre em estado de alerta. E nos foi informado que é de competência do estado se houver uma obra de contenção. Assim vai depender do estado o que fazer e o município nada pode resolver. Esse processo é muito complicado pois, o INEA e se necessário bateremos a porta do MP para mostrar as necessidades da comunidade.

Romário mais uma vez usou da palavra para parabenizar o presidente da AMPROAB e agradecer a presença de todos com um grupo de 60 pessoas.

Sr. Edmar elogiou a participação do CONSEG e a eficaz do grupo que hoje faz parte da diretoria, e a presença nas reuniões.

O presidente da AMPROAB agradeceu a presença de todos pediu que a comunidade não se cale e que possa participar em massa lutando juntos para uma localidade melhor.

Encerrada a reunião com uma frase de um morador que diz “a água é vida e vida em abundancia”.

Foi comunicado a localidade que em maio ainda será marcada outra reunião do CONSEG em Brejo Grande. 





Matéria:Simone Galaxe, Fotos: Júlio César, Postado: Jullyana Mello



Nenhum comentário: