terça-feira, 22 de abril de 2014

Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe começa nesta terça



No estado do Rio campanha terá início após o feriado de São Jorge

Teve início nesta terça-feira (22/04) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O Ministério da Saúde este ano ampliou a faixa etária e por isso a imunização deve atingir mais crianças do que em anos anteriores. Com a nova regra, crianças de seis meses a menos de cinco anos poderão ser vacinadas. No ano passado, apenas crianças com até dois anos podiam receber a vacina.

Já no estado do Rio de Janeiro, a Campanha de Vacinação contra a Gripe começa, oficialmente, após o Feriado de São Jorge, na próxima quinta-feira (24/04). Em Campos, a meta é imunizar, aproximadamente, 111 mil pessoas. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde criou uma estratégia diferenciada, que inclui vacinação dos acamados. A mobilização prossegue até o dia nove de maio.

A vacina também será disponibilizada para grupos considerados mais vulneráveis à gripe, como as pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mães até 45 dias após o parto, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O diretor de Vigilância em Saúde de Campos, Charbell Kury, explicou que, no sábado (26/04), será o Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe e na oportunidade, a equipe da Imunização levará a vacina para os idosos dos três asilos da cidade.

“Nosso diferencial em Campos é que também vacinamos os acamados em casa. O agendamento deverá ser feito pelos telefones (22) 27261378, 27220805 ou 27332820”, disse o diretor.

O Ministério da Saúde ainda incluiu pessoas que têm doenças crônicas não transmissíveis ou que estão em condições clínicas especiais, mas não definiu uma meta a ser atingida nesses casos. Essas pessoas terão que apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e o governo brasileiro se baseia em estudos que apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

CAMPOS

Público-alvo - Serão vacinados idosos, gestantes, crianças de seis meses a quatro anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto, indígenas, presos, doentes crônicos e profissionais de saúde. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (H1N1, H3N2 e influenza B). A novidade da campanha deste ano é a ampliação do público-alvo infantil. Na campanha passada, apenas as crianças de seis a 23 meses recebiam a vacina. Este ano a faixa etária foi estendida até os quatro anos.

Orientações - As crianças precisarão tomar duas doses da vacina, sendo a segunda administrada 30 dias após a primeira. Para os portadores de doenças crônicas é necessária a apresentação de prescrição médica com a indicação do imunizante. Mulheres no pós-parto devem apresentar algum documento que comprove terem dado à luz no período previsto pela campanha.

Fonte: Ururau/Show Francisco
Postado por: STELLA FREITAS


Nenhum comentário: