sexta-feira, 18 de abril de 2014

Coletiva no Cepop revela os últimos detalhes do Campos Folia 2014




Carlos Grevi

Evento acontece nos próximos dias 25, 26 e 27 de abril

“A pista do carnaval é da democracia. Nela convive todas as diferenças: preto e branco, velho e novo, gordo e magro, religioso e ateu, héteros e gays. Enfim, o carnaval é democrático e isso seduz a plateia, pois o público fica encantado com as diferenças na avenida”. As palavras são do carnavalesco que há dois anos está a frente do carnaval da planície Goitacá, Milton Cunha, durante coletiva no final da manhã desta sexta-feira (18/04) para tratar de assuntos relacionados ao Campos Folia 2014.

O encontro aconteceu na sala de imprensa do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), que segundo Milton, é o segundo maior sambódromo do estado do Rio de Janeiro. O evento acontece nos próximos dias 25, 26 e 27 de abril e é promovido pela Prefeitura do município, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

Além de Milton, participaram da coletiva a chefe de gabinete da FCJOL, Carla Viana; a Rainha do Carnaval de Campos, Francyelle Alves e o Rei Momo, Lucas Eduardo; a Musa do Carnaval, Aline Neves; Musa Gay, Raissa Dias e a Musa da Liescam, além do presidente da Liescam, Jaiminho Pessanha.

Segundo Milton, o Campos Folia 2014 será a consolidação de um projeto carnavalesco. Ele ainda contou que desde sua chegada, várias mudanças já foram feitas todas com intuito de transformar o carnaval de Campos cada vez mais glamouroso.

“Quando fui chamado para fazer parte do carnaval de Campos vi que era preciso mudar. Como assim? Era preciso organizar através de conversas com os artistas locais, frequentar mais as quadras, e a partir das demandas deles, comecei a organizar, de que forma? Com cumprimento de horário, profissionalismo, roupas não tão vulgares, entre outras mudanças necessárias para fazer um carnaval repleto de glamour. Outra coisa foi com relação a Liga Independente das Escolas de Samba de Campos (Liescam). Então, se você tem uma liga bem estruturada, você faz uma paródia com a liga do Rio de Janeiro, você traz os estatutos do Rio e tenta readaptá-los em Campos”, comentou o carnavalesco.

Outro ponto importante desse carnaval fora de época será o corpo de júri, que segundo Milton Cunha, serão 20 estrelas que atuam em seus respectivos segmentos de saberes, como coreógrafos, mestre de bateria, Mestre Sala e Porta Bandeira. “Tem toda uma qualificação de júri para que o público diga, fomos bem julgados”, explicou o carnavalesco.

Assim como nos últimos anos, para esse Campos Folia 2014 três escolas consagradas do Rio foram convidadas para abrilhantar ainda mais a passarela do samba, que este ano recebe o nome do carnavalesco Rubinho Chebabe e vai homenagear o radialista Walace Oliveira. São elas: União da Ilha do Governador, Unidos da Tijuca, campeã deste ano e Imperatriz Leopoldinense.



CONFIRA A ORDEM DOS DESFILES
Na sexta-feira (25/04), primeiro dia de folia, a União da Ilha do Governador anima o público com o enredo: "É brinquedo, é brincadeira, a Ilha vai levantar poeira!". Em seguida os blocos de acesso irão passar pela avenida: são eles: União Feliz e Unidos do Capão. Depois deles quem irá abrilhantar a passarela do samba, são os blocos do grupo especial: Juventude da Baleeira, Chuva de Ouro, Os Psicodélicos, Castelo do Parque Aurora e Caprichosos de Guarus. O bloco Teimosos do IPS, que está em avaliação, irá encerrar o primeiro dia de festejo.

No segundo dia, sábado (26/04), às 19h, o Bloco dos Santos leva o encontro da fé com a alegria para o Cepop. Em seguida, é a vez da Unidos da Tijuca, campeã do carnaval do Rio de Janeiro deste ano, com o enredo que lembrou os 20 anos da morte de Ayrton Senna "Acelera, Tijuca!".

Já a partir das 21h, o grupo especial traz o melhor do samba para delírio do público que irão prestigiar as escolas: Onça no Samba, União da Esperança, Ururau da Lapa, Mocidade Louca, Ás de Ouro e Madureira do Turfe.

No domingo (27/04), último dia do evento, o público poderá conferir a homenagem a Arthur Antunes Coimbra (Zico), considerado o maior jogador da história do Flamengo, que foi levado para avenida pela Imperatriz Leopoldinense. Logo depois, é a vez das escolas do grupo de acesso: Os Independentes, Império da Baixada, Alvi-Anil, Amigos da Farra e Boi Sapatão. Encerrando os desfiles, a Estação Primeira de Guarus, que também está em análise, leva o melhor do samba para o Cepop.

Ao todo, 20 entidades carnavalescas, sendo duas em análise, entre escolas e blocos de samba da cidade de Campos irão encantar, vislumbrar e alegrar as cerca de 10 mil pessoas estimadas pelo poder público a comparecer no Cepop durante os três dias de festa.


Postado por: KELLY MARIA
Fonte: KELLY MARIA

Nenhum comentário: