A pouco mais de dois meses do início da Copa do Mundo, o governo federal descartou a possibilidade de decretar feriado nacional nos dias de jogos da seleção brasileira. Entretanto, os servidores públicos federais serão dispensados a partir das 12h30 em dias de jogos do Brasil. Feriados municipais e estaduais, segundo a Lei Geral da Copa, devem ser decididos por cada ente da federação, e não pela União.
De acordo com comunicado do ministério do Planejamento, os servidores federais que forem dispensados nos dias de jogos da seleção brasileira deverão compensar as horas não trabalhadas em outro momento a ser definido. Servidores que trabalham com serviços essenciais, como saúde, segurança e limpeza pública, por exemplo, não poderão deixar seus postos.
A incerteza do calendário de recesso durante o período de 12 de junho a 13 de julho mexeu com o mercado de juros, que utiliza a quantidade de dias úteis para o cálculo da taxa interfinanceira (CDI). A discussão se o governo federal seguiria o exemplo de outras esferas municipais e estaduais que decretaram feriado para desafogar o trânsito levou investidores a fazer ajustes nas taxas. Os contratos de curto prazo são os que mais sofreram uma nova precificação.
Em 12 de junho, na abertura do Mundial, o Brasil jogará contra a Croácia em São Paulo, às 17h. Ainda pela primeira fase, em 17 de junho, a seleção brasileira jogará contra o México, em Fortaleza, às 16h. Em 23 de junho, a partida será contra Camarões, em Brasília, às 17h.
Foto: Folha da Manhã/Show Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário