quarta-feira, 9 de abril de 2014

Publicidade de Conselhos de Medicina mostra retrato da saúde no Brasil

Anúncio na Veja diz que país não precisa de medidas paliativas, mas de ações concretas pelo bem de todos

Pacientes amontoados nos corredores de hospitais sem condições de atendimento (Foto: orisval.wordpress.com)

Anúncio de página inteira da revista Veja – que não custa barato – aponta esta semana o retrato lastimável da saúde no Brasil e critica o que chama de medidas paliativas tomadas por quem deveria cuidar do bem estar dos brasileiros.

O espaço publicitário indica que o Conselho Federal de Medicina e os Conselhos Regionais de Medicina – que assinam a publicidade - não estão satisfeitos com o estado de abandono de nossos hospitais públicos e dos pacientes que os procuram.

Diz o anúncio que “a saúde no Brasil enfrenta uma crise grave, o que não é segredo para ninguém, principalmente para aqueles brasileiros que esperam horas por atendimento, semanas por uma consulta e até anos por uma cirurgia. Colocados entre a urgência dos pacientes e a falta de estrutura do sistema público de saúde, os médicos enfrentam as mais difíceis situações. Impedidos de praticar a boa medicina, fazem o possível para prestar um atendimento digno e humano. Há tempos, os médicos denunciam esta realidade inaceitável e cobram mais recursos para a saúde, maior controle e avaliação dos gastos para evitar abusos, melhoria na qualidade de gestão e criação da carreira de Estado para a categoria. O país não precisa de medidas paliativas, mas de ações concretas pelo bem de todos”.

Entre estas medidas paliativas citadas na peça publicitária, entende-se que está a importação de mão de obra cubana para a execução do polêmico programa “Mais médicos”.

Quando os conselhos mais importantes de uma categoria apelam para a publicidade na revista mais importante do país, é sinal de que as vias institucionais não estão adiantando. O Governo Federal abraçou o suposto e pretendido sucesso do programa como forma de eleger para governador do estado mais importante da federação justamente o ex-ministro da saúde e transformou o mesmo projeto em o carro-chefe da campanha da reeleição de Dilma Rousseff.

Hospitais públicos – sejam federais, estaduais ou municipais – continuam do jeito como bem os conhecemos.

O anúncio ainda comporta as frases: Este é o retrato da saúde no Brasil. Virar o rosto não vai resolver o problema.

Fonte: Terceira Via/Show Francisco



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