segunda-feira, 28 de abril de 2014

Saiba tudo que ocorreu na terceira noite de desfiles do Campos Folia


Divulgação

Apuração dos desfiles do Campos Folia será na terça-feira, às 11 horas

No último dia do Campos Folia 2014, a atração foi o Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense (que se atrasou no trânsito da BR-101) que levantou o público do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Em seguida, desfilam na Passarela do Samba Rubinho Chebabe cinco escolas do Grupo de Acesso de Campos: Império da Baixada, Tradição Alvi-Anil, Amigos da Farra e Boi Sapatão. Os Independentes foi desclassificada por não seguir o regulamento. A escola convidada Estação Primeira de Guarus encerrou os desfiles. A apuração do Campos Folia ocorrerá na terça-feira às 11 horas.

O Campos Folia Tributo a Wallace Oliveira foi aberto na sexta-feira (25), pela Prefeita Rosinha Garotinho. A entrada é gratuita e o público conta com uma estrutura que inclui agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), equipes da secretaria municipal de Saúde, entre outros.

IMPERATRIZ
A escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense abriu a programação deste domingo (27) do Campos Folia 2014, que acontece no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). A Imperatriz já foi oito vezes campeã do Carnaval do Rio de Janeiro e desfila pela primeira vez no Carnaval de Campos.

A agremiação carioca entrou no Cepop com o enredo “Athur X – O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz”, que homenageou, no Carnaval 2014 do Rio, o jogador de futebol brasileiro Arthur Coimbra, o Zico. Zico tinha o apelido de “Galinho de Quintino”, por conta de sua estrutura franzina e seu bairro de origem.

IMPÉRIO DA BAIXADA
A Escola de Samba Império da Baixada tenta chegar ao grupo especial, com o enredo “Me dê o direito de ter o direito de sonhar”. Este foi o tema escolhido pela escola de Tocos, que mostrou o sofrimento do trabalhador, que vive a esperança de um dia brilhar no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), onde a escola tem se destacado nos últimos anos, com um Carnaval ao estilo das grandes escolas. A coordenação da escola é de Caio Louvaim. O autor do samba enredo é Juninho Razão. Os interpretes na avenida vão ser Tenente e Caio Maroto e o mestre de bateria, Maurício. A escola vem com João Paulo e Lúcia Helena como o primeiro casal de mestre sala e porta bandeiras. A comissão de frente é comandada pelo artista Renato Monteiro.

TRADIÇÃO ALVI-ANIL
A Escola de Samba Tradição Alvi-Anil foi a terceira a desfilar neste domingo (27), último dia do Campos Folia 2014. A agremiação do Parque Rio Branco vai levar para a avenida o enredo “Campos recebe a África, e os negros fazendo a nossa história”.

De acordo com o carnavalesco Rafael Borba, foram 400 componentes divididos em 13 alas. “Preparamos muitas coisas expressivas. Vamos surpreender na avenida”, disse o presidente da escola de samba, Sandro Paes. A Tradição Alvi-Anil existe deste 2003 e pertence ao grupo de acesso.

AMIGOS DA FARRA
A Escola de Samba Amigos da Farra, fez uma grande homenagem à cidade de São Francisco do Itabapoana (SFI), que encheu a arquibancada de alegria com a presença de personagens como o segundo prefeito da cidade, Pedro Cherene. Segundo um dos componentes da junta carnavalesca, Bené Fernandes, através de dois carros alegóricos, a escola contou a história da cidade de SFI, desde aspectos como cultura, turismo e agricultura, até a fé que provém de seu nome.

BOI SAPATÃO
No dia dez de fevereiro de 1984 surgiu nas ruas do Turfe Clube o primeiro e único boi pintadinho de Campos que se tornou no Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Boi Sapatão. Para o Campos Folia 2014, a escola levou para a avenida o enredo “Os 30 anos de Boi Sapatão. Quem faz a festa é a Estácio de Sá”.

Segundo o carnavalesco do Boi Sapatão, Rafael Marins, foi uma grande confraternização, unindo a história do Boi Sapatão com a do GRES Estácio de Sá, primeira agremiação do Rio de Janeiro a usar o título de escola de samba.

ESTAÇÃO PRIMEIRA DE GUARUS
Com o enredo “De pai para filho. Filho teu nunca foge da luta”, a escola relatou a herança deixada pelo sambista Ézio Velasco para o filho Junior Velasco, que resolveu seguir a mesma carreira do pai. Atualmente, Junior é vice-presidente da Escola de Samba Madureira do Turfe e já passou pela direção de outras agremiações, como Boi Jaguar e Ururau da Lapa, assim como o pai.

Uma escola de samba que participou como convidada do Campos Folia 2014, busca uma participação efetiva nas próximas temporadas, entrando na Divisão de Acesso e pelo segundo ano participa do desfila com este objetivo. A Estação Primeira de Guarus, voltou à avenida para se firmar como uma das forças do Carnaval de Campos.

OS INDEPENDENTES
A Escola de Samba do grupo de acesso Os Independentes de Guarus, que abriria o desfile deste último dia do Campos Folia 2014, foi desclassificada pela organização do desfile, por não cumprir o regulamento previamente estabelecido, que determinava o direcionamento dos carros alegóricos da escola para a área de concentração do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) em horário pre-estabelecido.

Segundo o responsável técnico e artístico do Campos Folia, o carnavalesco Milton Cunha, a equipe que ficou responsável pela movimentação dos carros pelas ruas da cidade esteve quatro vezes no barracão da escola e as alegorias ainda não estavam finalizadas, o que resultou na desclassificação automática da escola.

APURAÇÃO NA TERÇA-FEIRA
A apuração das notas dos desfiles do Campos Folia 2014 acontecerá nesta terça-feira (29), às 11h, no palco do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). O resultado das colocações das agremiações será divulgado logo após a apuração.

“Primeiro, vamos apurar as notas dos blocos do Grupo de Acesso. Depois, serão as notas dos blocos do Grupo Especial e das escolas de samba dos grupos de Acesso e Especial. A apuração e o resultado serão transmitidos ao vivo através de um grande telão no Cepop e de emissoras de rádio.”, comenta o superintendente de Igualdade Racial de Campos, Jorge Luiz dos Santos.

As entidades de samba serão avaliadas em vários quesitos, dentre eles Enredo, Fantasia, Harmonia, Evolução e Conjunto. A comissão julgadora do Campos Folia 2014 foi montada pela Liga Independente das Entidades de Samba de Campos, a Liescam.

No total, a comissão julgadora é formada por 20 profissionais do Carnaval do Rio de Janeiro.

Dentre os especialistas, estão carnavalescos, porta-bandeira, mestre-sala, mestre de bateria, jornalista, coreógrafo, figurinista da TV Globo, professores de indumentária e dança, dentre outros.

“É visível a melhoria, de 2009 até 2014, da qualidade do Carnaval de Campos. Estamos trabalhando para que o Carnaval prossiga sempre melhorando. Todas as ações fazem parte de um planejamento feito pela prefeita Rosinha Garotinho. A ideia é profissionalizar, cada vez mais, o Campos Folia.”, acrescentou Jorge.
Ururau/Show Francisco


Nenhum comentário: