domingo, 27 de abril de 2014

Saiba tudo que ocorreu nas noites de sexta e sábado do Campos Folia


Divulgação
Carnaval fora de época começou com a União da Ilha do Governador e oito blocos

Começou o Campos Folia 2014, o carnaval fora de época. O evento acontece até domingo (27/04) no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Este ano, o homenageado é o radialista Wálace Oliveira. A passarela do samba este ano esta homenageando o carnavalesco Rubinho Chebabe, falecido no ano passado. Nesta noite de sexta-feira (25/04) e madrugada de sábado (26/04), entraram na avenida os blocos do grupo de acesso e do grupo especial.

Antes dos desfiles de blocos, o carnaval fora de época foi aberto pela prefeita Rosinha Garotinho pouco antes da escola de samba União da Ilha entrar na avenida. Acompanhada pelo vice-prefeito, Doutor Chicão, a prefeita lembrou que o Carnaval de Campos vem se profissionalizando a cada ano. A União da Ilha do Governador entrou na avenida com o enredo: "É brinquedo, é brincadeira, a Ilha vai levantar poeira!" .

O evento tem o apoio da Prefeitura de Campos, que está oferecendo toda estrutura, e a organização da Liga Independente das Escolas de Samba de Campos (Liescam). De acordo com registros do Monitor Campista de 1834, Campos está completando 180 anos.



A União da Ilha foi a primeira escola de samba carioca a participar do Campos Folia 2014 e brincou com os foliões na noite desta sexta-feira (25/04). A agremiação levou o público do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) a uma divertida viagem pela infância. Esta foi a segunda vez que a União da Ilha participa do Campos Folia, cuja primeira vez foi em 2012, ano em que o Cepop foi inaugurado pela Prefeitura de Campos.

Nesta primeira noite desfilaram na passarela do Cepop os Blocos União Feliz e Unidos do Capão, que desfilam pelo grupo de acesso.

UNIÃO FELIZ
Figura conhecida da sociedade campista pela sua atuação marcante na imprensa local, o jornalista e radialista Carlos Cunha, foi o homenageado pelo União Feliz, o primeiro bloco de Campos a pisar na avenida para o Campos Folia 2014, na noite de sexta-feira (25/04). O enredo “É batucada, é samba no pé e o homenageado quem é?", de autoria do carnavalesco Xuxa Caetano, vai falar da vida desse sanjoanense, que foi criado em Campos e hoje é querido em toda a região.

UNIDOS DO CAPÃO

Para homenagear o centenário do Americano Futebol Clube, o Bloco de Samba Unidos do Capão, conhecido também como Bruc, entrou na passarela do Cepop, agitando a arquibancada, além de levar a história do clube ao conhecimento do público. O bloco foi o segundo a entrar na avenida nesta sexta-feira (25/04).

Em seguida, desfilaram os blocos do grupo especial: Juventude da Baleeira, Chuva de Ouro, Os Psicodélicos, Castelo do Parque Aurora e Caprichosos de Guarus.

JUVENTUDE DA BALEEIRA

O Bloco Juventude da Baleeira foi o primeiro do grupo especial a entrar na avenida, primeiro dia do Campos Folia 2014. O bloco trouxe como tema “Olhos, mistério e magia da clara evidência”. O enredo é de autoria do carnavalesco Tael Chagas. Foram em torno de 350 componentes divididos em 11 alas, mais dois carros alegóricos e abre alas.
CHUVA DE OURO
Segundo bloco do Grupo Especial a desfilar no primeiro dia do Campos Folia deste ano, o Chuva de Ouro de Goitacazes mostrou na avenida as festas populares e o folclore que move a Baixada Campista ao longo da sua história.

Os santos padroeiros dos vários distritos da região e as tradições foram o destaque no bloco, que aposta na conquista do título.

OS PSICODÉLICOS

Na busca por mais um título e da manutenção da hegemonia, no Cepop, o bloco Os Psicodélicos homenageou as mulheres na avenida, com o enredo “Mulheres: mães, rainhas, pérola negra do meu carnaval”. Com cerca de 900 componentes, a agremiação, que levantou o título em 2011, 2012 e 2013, pretende repetir a dose em 2014.

CASTELO DO PARQUE AURORA

O Grêmio Recreativo Bloco de Samba Castelo do Parque Aurora apresentou uma grande homenagem à inocência das crianças nas brincadeiras como pipa, peteca, pique bandeira entre outras, que fizeram o público se remeter à infância. O Castelo do Parque Aurora entrou com 500 componentes e foi o quarto do grupo especial a entrar na avenida na sexta-feira. Foram dois carros alegóricos e um tripé, além de 16 alas.

CAPRICHOSOS DE GUARUS

O Grêmio Recreativo Bloco de Samba Caprichosos de Guarus foi o quinto entrar na avenida levando uma viagem de volta ao tempo, através da apresentadora Xuxa Meneguel. Com o enredo “Infância, Doce Infância”, a escola, levou as cores azul, vermelho e branco e tem como símbolo a águia, explorando a carreira da apresentadora e cantora Xuxa Meneguel, com o intuito de fazer uma espécie de volta aos tempos de criança.

TEIMOSO DO IPS

O Bloco Teimoso do IPS, que estava afastado da avenida, há 23 anos, participou este ano do Campos Folia, como convidado. O bloco encerrou o desfile com o enredo “Hoje, amanhã e sempre o renascer das cinzas”, o bloco levou para a avenida antigos foliões, que se afastaram do Carnaval, com o bloco.

O Teimoso do IPS teve fantasias e alegorias criadas pelos diversos e reconhecidos carnavalescos campistas, como Sidinho Ramos, Waltinho, Pinainho e Pezão. Muito samba no pé de gente de diferentes idades, inclusive, de uma rainha da terceira idade, que chamou a atenção na passarela do samba.

Saiba tudo que ocorreu na segunda noite de desfiles do Campos Folia

Divulgação

Durante a passagem das escolas, o grande público mandou ver no samba no pé

Na segunda noite de desfiles no Campos Folia 2014, o carnaval fora de época os destaques foram para as Escola de Samba do grupo especial. O evento acontece até domingo (27/04) no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Este ano, o homenageado é o radialista Wálace Oliveira. A passarela do samba este ano vai homenagear o carnavalesco Rubinho Chebabe, falecido no ano passado.

As Escolas Onça no Samba, União da Esperança, Ururau da Lapa, Mocidade Louca, Ás de Ouro e Madureira do Turfe, do grupo especial, se apresentarem no dia 26 de abril, na passarela.

Os foliões começaram a chegar aos poucos, e por volta das 21h30 com os melhores lugares do Cepop já ocupados, ou seja, as arquibancadas localizadas mais no meio da avenida. Durante a passagem das escolas, o público mandou ver no samba no pé.


BLOCO DOS SANTOS

O Bloco dos Santos, formado por cerca de 30 igrejas evangélicas de Campos, abriu o 2º dia de desfiles do Campos Folia 2014 neste sábado (26) no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Com aproximadamente 1.200 componentes em 13 alas, o Bloco dos Santos levou para a avenida o enredo “Jesus, a única fonte de salvação”.

O samba,de autoria de Joãozinho de Jesus e Marcelinho, que também foram os intérpretes, trazia trechos da oração do Pai Nosso, o que trouxe uma bênção para o Cepop.

UNIDOS DA TIJUCA

A grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro deste ano, a Unidos da Tijuca, abrilhantou ainda mais os desfiles do Campos Folia 2014 neste sábado (26) no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). Com o enredo “Acelera Tijuca”, em homenagem ao tri-campeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, a Tijuca trouxe a Campos cerca de 300 componentes que, com fantasias bastante coloridas, levaram alegria para as arquibancadas do Cepop. O samba, interpretado por Tiago, ecoou na avenida, cantado em verso e prosa pelo público.

ONÇA NO SAMBA

Uma das mais consagradas carnavalescas das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Maria Augusta, foi lembrada este ano pela Onça no Samba, que voltou ao Grupo Especial, disposta a mostrar o melhor do seu Carnaval e a brigar pelo título de Campeã do Campos Folia 2014.

Com o enredo “Uni, Duni, Tê – Maria Augusta, a escolhida é você”, o carnavalesco Sidinho Ramos prestou homenagem à diva do samba carioca que, também, tem laços com as escolas da nossa região. No Cepop, a escola mostrou um pouco de tudo que a carnavalesca fez, nos anos que assinou o desfile das principais escolas de samba do país. Sua infância em Barcelos e sua ligação com o Carnaval de Campos foram contados na avenida.

UNIÃO DA ESPERANÇA

União da Esperança, a Verde e Rosa de Custodópolis, entrou na passarela do samba do Cepop que, este ano, recebeu o nome do carnavalesco Rubinho Chebabe, com garra, buscando uma das primeiras colocações no Grupo Especial. A escola falou de Carukango, príncipe moçambicano, avô do abolicionista José do Patrocínio. Já na comissão de frente, pretas-velhas e guerreiros africanos apresentavam a história que seria apresentada nas demais alas da agremiação. “Não precisa dizer mais nada: é Custodópolis mais uma vez!”, exclamou o carnavalesco Cacá.

URURAU DA LAPA

Com o enredo "Vai começar a Copa no país do futebol, meu jacaré vira mascote. Sou brasileiro! Sou Ururau!", o Grêmio Recreativo Escola de Samba Ururau da Lapa, ferveu a avenida do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). A escola foi a terceira a desfilar no sábado (26). A escola desfilou com 900 componentes, dois carros alegóricos e um tripé, além de treze alas. O carnavalesco responsável pelo jogo de cores da escola foi o Fabiano e a bateria foi composta por 75 componentes. Segundo o coordenador do carnaval na Escola de Samba Ururau da Lapa, Leonardo Braz, a escola "fez uma grande homenagem à Copa no Brasil".

MOCIDADE LOUCA

A Associação Mocidade Louca buscou o bicampeonato no Campos Folia 2014 com o enredo “Bem ou mal, mas falem de mim, sou Mocidade Louca até o fim”. Após ganhar o título em 2013 levando para a avenida a história do empresário Sérgio Interlagos, a escola de samba agora fez um recorte nos ditos populares e provérbios no dia a dia da humanidade, deste os tempos mais remotos. A Mocidade Louca foi a quarta desfilar no sábado (26) de carnaval, que este ano homenageou o radialista Wálace Oliveira e o carnavalesco Rubinho Chebabe.

ÀS DE OURO

Penúltima escola a desfilar na passarela do samba do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) no próximo dia 26, na programação do Campos Folia 2014, a Escola de Samba Ás de Ouro apresentou um enredo que falava do melhor amigo do homem: o cão, que é o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Características do animal e sua lealdade ao dono foram mostradas na avenida. Animais que se destacaram em vários seguimentos, como Lassie, Pluto, Snoopy e Scooby Doo, que fazem parte da infância de várias gerações na animação, foram mostrados ao público.

MADUREIRA DO TURF

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Madureira do Turf foi para a avenida do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), falar do sambista campista Roberto Ribeiro. Com o enredo "De um sonho à realidade, Roberto Ribeiro, um legado de saudade", a escola foi a sexta a entrar na avenida neste sábado (26/04). Com 800 componentes, a escola também foi composta de dois carros alegóricos e um tripé, além de 16 alas. Segundo o presidente da escola, Marcelo Rangel Velasco, a história foi contada desde a infância de Roberto Ribeiro, passando pela sua história no futebol, seja no time do Goytacaz ou Botafogo. "O músico também foi intérprete do Império Serrano por 10 anos", destacou Marcelo.

E TEM MAIS...
 No último dia do Campos Folia, domingo (27/04), é a vez das escolas do grupo de acesso: Os Independentes, Império da Baixada, Alvi-Anil, Amigos da Farra e Boi Sapatão abrilhantarem o Cepop. Encerrando os desfiles, estará a escola convidada Estação Primeira de Guarus.
Ururau/Show Francisco


Nenhum comentário: