quinta-feira, 8 de maio de 2014

Café comunitário no 8º BPM Batalhão de Polícia Militar em Campos dos Goytacazes RJ

A reunião começou com a leitura da ata anterior, onde o maior foco da pauta foi à falta de políticas social.

O Presidente da OAB-Campos se colocou e perguntou de quem é a responsabilidade da segurança pública na cidade? Disse que a união de todos e o auxílio aos comandos com sugestões e com seriedade nos trabalhos. Pois a onda de violência cresce a cada dia.

O Comandante disse que muitos jovens estão usando entorpecentes nas comunidades a epidemia de crack destrói os jovens em pouco tempo, pois é uma droga de uso fácil e barata neste momento tornou-se um caso de saúde pública, pois é altamente vicente e destrói o sistema nervoso central.

O Delegado disse que a segurança pública é direito e dever de todos, que as câmeras de monitoramento têm que ser em tempo real, e a iluminação publicam eficazes, pois não depende somente da PM ou da PC.

O Vereador Rafael Diniz, disse que o maior problema da violência no Brasil, é a má educação e a falta de políticas pública efetiva, onde o investimento teria de ser em horários integrais em escolas profissionalizantes. Exemplificou que as cidades menos violentas são as que investem em educação de qualidade e as limpas são as que menos se sujam. Onde a educação depende de todos nos, onde só podemos cobrar se fizermos a nossa parte tirando nosso ego e a nossa vaidade e assim somando como um todo.

Foi pontuado por um participante que a educação vem de casa para a escola e não das escolas para casa, que tem de ser visto uma maneira de tirar esses jovens das ruas em curto prazo e ainda completou que por nossa culpa os políticos não podem trabalhar. 

O representante da CDL Srº Nilson Miranda, completou que a violência não vem só da educação vem da rua a droga e a bebida invade as famílias pelas companhias. Pediu a mudança das leis junto a OAB, que os direitos humanos sejam para todos não só para os bandidos.

O representante do Partido do Meio Ambiente Srº Moises Batista comunicou que no Parque Prazeres os comerciantes juntaram-se e contrataram um Professor de educação física que após a aula das crianças faz um aulão com vários esportes para essas crianças ficarem fora das ruas, assim tiveram uma baixa nos assaltos e nos crimes, anonimamente fazendo um trabalho bonito ao tirar as crianças e adolescentes das ruas. E que no parque Presidente Vargas o trabalho é feito pelas igrejas também com as crianças após o horário de aula.

O Drº Luiz Celso representante da OAB da comissão dos direitos humanos complementou que a Lei dos Direitos Humanos é Universal e que a lei de execução penal tem que ser atualizada.

O comandante explicou que a PM é estadual e isso faz com que haja um remanejamento entre municípios dos oficiais de acordo com a necessidade de cada localidade. Que é uma polícia só onde toda a localidade tem que ser atendida quando for chamada. Pois para a Copa os oficiais que serão remanejados são os que se encontram de férias e voltando de licença. Pois a PMERJ é uma só.

“O homem esta acostumado a uma zona de conforto muito grande”.

A FAMAC – Federação das Associações de Moradores: tinha um programa de educação social onde perdeu o apoio da prefeitura.

Voltando ao assunto principal da pauta o monitoramento das câmeras feito pelo gabinete de gestão integrada no centro de monitoramento pelo GCM Movan, dizendo que as ações tem que ser conjuntas para pontos estratégicos nas 47 câmeras definindo melhores lugares pelo grupo de Segurança Pública PM e Corpo de Bombeiro. Estreitando uma comunicação com acesso profissional com estudos melhores para as câmeras.

O Presidente da Associação de Moradores do bairro Cidade Luz, pede um policiamento mais rigoroso nos ponto de drogas.

Um dos participantes lembrou que educação e segurança estão ligadas e pediu que a comunidade denunciem e não tenham medo, e que a juventude precisa ser reeducada com melhores escolas e menos tempo ocioso.

O Guarda Municipal presidente do Sindicado Eduardo Neto, leu a lei municipal da GCM de Campos dos Goytacazes, dando informações esclarecedoras sobre as funções e condutas a serem tomadas.

“ A PM é estadual e a Guarda é municipal assim tem que aumentar o efetivo da guarda e dar a ela o poder de polícia para melhor ser atendida a população”.
   Compuseram a mesa:

- Comandante Antonio Carlos Sabino

- Presidente do Conselho de Campos Srº Ademir Bernardo

- Delegado da 134ª DP Drº Carlos Augusto

- Vereador Rafael Diniz

- Presidente do Conselho de SFI Drº Romário Bernardo

- Chefe da 8ª DPRF Tadaharu

- Presidente da OAB-Campos Drº Carlos Fernandes

- Representante da Cobra Norte Celso Gonçalves

Também presentes representantes da CDL, OAB, ACIC, GCM, PRF, Conseg SFI.

Disque Denuncia – 2723-1177. Totalmente anônima.

Matéria e fotos:Simone Galaxe



Nenhum comentário: