sexta-feira, 18 de julho de 2014

Guarda Municipal poderá portar arma

O plenário do Senado aprovou o projeto que garante o direito da Guarda Municipal a ter porte de arma e à estruturação em carreira única, com progressão funcional. O projeto, votado na última quarta-feira, tramitava em regime de urgência e será encaminhado à sanção presidencial. Em Campos, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade, Carlos Fernando Monteiro, acredita que com essa nova regulamentação à Guarda, os índices de violência podem diminuir no município e a população terá a sensação crescente de segurança.

— Vejo com bons olhos esse projeto, já que o efetivo do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) é pequeno para garantir a segurança da cidade, já que o mesmo atende também outras cidades como São João da Barra (SJB) e Cardoso Moreira. Campos tem um território muito extenso e com a união e interação da Guarda Municipal com as polícias militar, civil e federal o município tende a ganhar com mais segurança e menos criminalidade — relatou Carlos Fernando Monteiro.

Já o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Antônio Carlos Sabino disse que não prevê grandes mudanças com o projeto, uma vez que a Guarda Municipal garante a sensação de segurança somente em locais do município ou eventos de custeio da prefeitura. “A Guarda Municipal já nos ajuda muito e acredito que ela vai continuar atuando como sempre fez. Só pelo fato que o efetivo estará em atividade com posse de arma, isso não quer dizer nada. A categoria tem a atribuição dela e não vejo grandes mudanças com esse projeto”, disse o comandante.

O presidente da Associação da Guarda Municipal de Campos, Welington Levino, destacou que a categoria vai ter a garantia por lei, o que ela já vinha fazendo por muitos anos. “A Guarda já contribui com as Polícias Civil e Militar no combate à criminalidade na cidade. Com o poder de Polícia aprovado e sancionado, teremos o direito garantido pela Constituição, mas essa atribuição não é novidade para a categoria. No próximo dia 30, teremos um encontro em Campos com a Guarda Municipal de todo o estado para debater o tema”, disse.

Projeto – Segundo o projeto, as guardas municipais terão poder de polícia para proteger tanto o patrimônio como a vida. Deverão utilizar uniformes e equipamentos padronizados, mas sua estrutura hierárquica não poderá ter denominação idêntica a das forças militares.

Fonte: Folha da Manha/Show Francisco



Nenhum comentário: