terça-feira, 1 de julho de 2014

Verde e amarelo colorindo dezenas de ruas em Campos dos Goytacazes RJ


Em busca do hexa: técnico Felipão confia nos 23 jogadores da Seleção que terão a missão de conquistar a Copa no Brasil

Sete anos depois do Brasil ser escolhido como sede da Copa do Mundo, de obras atrasadas e superfaturadas e de muitos protestos pelo país, a bola vai rolar nos novos ou reformados estádios brasileiros para a competição mais importante do planeta. A festa de abertura está marcada para as 15h15 e a partida de abertura do Mundial será do anfitrião Brasil contra a Croácia, em São Paulo, às 17h.

O Brasil volta a ser palco de uma Copa do Mundo 64 anos depois do fatídico Maracanazo, quando o uruguaio Ghiggia calou quase 200 mil pessoas no Maracanã e fez um país inteiro chorar. Com cinco títulos mundiais neste período, o Brasil pôs fim ao "complexo de vira lata" e entra na competição como o principal favorito para conquistar o título, impulsionado também pelo título da Copa das Confederações no ano passado e pela credibilidade do técnico Luiz Felipe Scolari, pentacampeão em 2002.

A Seleção aposta em Neymar & Cia para conquistar a sexta estrela. Felipão apostou na renovação para formar a Seleção. Dos 23 jogadores, 17 disputarão a Copa do Mundo pela primeira vez. Apenas o goleiro Julio Cesar, os laterais Daniel Alves e Maicon, o zagueiro Thiago Silva, o volante Ramires e o atacante Fred já participaram de um Mundial.

Nos quase 20 dias de preparação para a Copa, Felipão fez questão de destacar a confiança nos jogadores e de pedir a torcida de todo o povo brasileiro. O discurso foi o mesmo na véspera da estreia. "Acredito muito neste grupo, em cada jogador e eles sabem disso. Quem está aqui tem qualidade para estar e para fazer o que deles esperamos. Junto com o povo brasileiro vamos em busca do hexa."

Camisa 10 e técnico confiantes

Neymar e Felipão "mandaram a ansiedade para escanteio" durante a coletiva oficial da Fifa na véspera da partida contra a Croácia. O craque e o técnico da Seleção Brasileira demonstraram entrosamento na frente de repórteres do mundo inteiro. "Chegou a hora. Chegou o momento que todos os brasileiros e o mundo esperavam. E, principalmente, nós jogadores e a comissão técnica. A ansiedade não atrapalha, mas já queria que o jogo fosse agora. Espero que tudo ocorra da melhor maneira possível para todos, em especial para a nossa seleção," comentou o camisa 10.

Felipão seguiu o discurso e vê a Seleção pronta para o maior desafio da história. "Não será fácil. Todos vão querer ganhar a Copa na nossa casa, mas chegamos a este momento com o que de melhor temos. Nosso trabalho foi bem feito e agora vamos colocá-lo a prova", comentou o treinador, recordando a equipe campeã em 2002. "São seleções coletivamente parecidas. Existiu muita dedicação de atletas com personalidade para modificarem situações táticas para ajudarem a Seleção. Em alguns momentos, jogadores fazem coisas diferentes do que estão acostumados em prol da equipe".

Depois da coletiva de Neymar e Felipão, os jogadores da Seleção Brasileira fizeram o treino de reconhecimento no gramado da Arena Corinthians. A equipe utilizou o terceiro uniforme durante a atividade que durou cerca de uma hora. Sem baixas, a Seleção vai jogar com Júlio César, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar, Hulk, Neymar e Fred.

Com programação especial, Copa começa e enfeita várias ruas

O verde e amarelo toma conta das ruas para a Copa do Mundo da FIFA 2014, que começa hoje às 17h com o jogo de abertura entre as seleções de Brasil e Croácia, em São Paulo. De norte a sul do país, nas 12 cidades sedes e em Campos, está tudo enfeitado nas cores do Brasil. A expectativa para o hexa é grande e todo mundo quer acompanhar os jogos da seleção. Para isso, empresas, bancos, instituições públicas e privadas, e profissionais de várias áreas precisam de jogo de cintura.

Vestir a camisa verde e amarela é tradição, assim como enfeitar a rua com bandeirinhas e pintar os muros. Em Campos, ruas de vários bairros estão enfeitadas, porém, as tradicionais como a Princesa Isabel, no Parque Rosário e Pelinca, no Centro, sempre dão um show à parte. Guarus, não fica atrás. No Jardim Carioca, os moradores da Rua Advaldo Maciel, passaram as madrugadas dos últimos dias trabalhando na decoração. Ontem, Vinicius de Oliveira Azevedo, de 21 anos, dava os últimos retoques, pintando o meio fio das calçadas.

Porém, a criatividade de alguns vai mais longe. Para comemorar pela cidade, Felipe Almeida, de 25 anos, customizou um Fusca 1965. Além dos gastos para transformar o Fusca em um carro conversível, Felipe gastou cerca de R$ 1 mil com pintura e instalação de som, tudo isso, segundo ele, para comemorar em grande estilo. Além de gastar para entrar no clima, há também aqueles que aproveitam para ganhar um dinheiro extra. Com esse objetivo, é que o representante comercial Reginaldo Vieira, de 42 anos, passou os últimos 15 dias, trabalhando.

Reginaldo percorre ruas de vários bairros, principalmente em Guarus, vendendo bandeiras e camisas. A expectativa é de que esse extra chegue a R$ 3 mil. Além do comércio que fatura com a venda de camisas e itens de decoração, bares e restaurantes também aguardam aumento nas vendas, já que muitas pessoas preferem assistir aos jogos fora de casa, em companhia dos amigos.

O que funciona - Campos não é uma cidade sede, por isso as mudanças acontecerão apenas em dias de jogos do Brasil. As agências bancárias funcionarão das 8h30 às 14h30. Para os órgãos públicos municipais, a prefeitura decretou ponto facultativo nos dias de jogos do Brasil. Nas repartições públicas estaduais também foi decretado ponto facultativo nos dias de jogo do Brasil, após às 12h.

Já no comércio, as lojas da área central fecharão as portas uma hora antes do início dos jogos da Seleção. Já os shoppings deverão fechar 30 minutos antes da partida e reabrir meia hora depois do término. A secretaria municipal de Paz e Defesa Social e o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte atuarão com equipes especiais. A Guarda Civil Municipal, bem como o 8º Batalhão de Polícia Militar aumentará o efetivo, dando maior apoio em pontos especiais.

Fonte: O Diário/Show Francisco



Nenhum comentário: