sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Chefe de escritório da Petrobras em Brasília perde cargo após suposta fraude na CPI

Funcionário foi rebaixado há dez dias e passou a atuar como assistente de gabinete da presidente Graça Foster

BRASÍLIA — Depois de aparecer num vídeo em que discute as perguntas que seriam feitas na CPI da Petrobras no Senado, o funcionário José Eduardo Sobral Barrocas perdeu o cargo de chefe do escritório da estatal em Brasília e retornou ao Rio de Janeiro, onde passou a atuar como assistente da chefia de gabinete da presidente Graça Foster. O rebaixamento de cargo ocorreu há dez dias, no dia 18, e foi uma resposta à revelação de que Barrocas participou da suposta fraude aos trabalhos da CPI.
Funcionário José Eduardo Sobral Barrocas perdeu o cargo de chefe do escritório da estatal em Brasília e retornou ao Rio, onde passou a atuar como assistente de Graça Foster - Domingos Peixoto/24-06-2014 / Agência O Globo

No vídeo, revelado pela revista “Veja”, o então chefe do escritório em Brasília discute as perguntas que seriam feitas na CPI com o advogado da empresa Bruno Ferreira e com o chefe do departamento jurídico do escritório, Leonan Calderaro Filho. Barrocas chega a dizer no vídeo que um “gabarito” foi distribuído para evitar contradições nos depoimentos.

O episódio passou a ser investigado pela Polícia Federal (PF). A CPI do Senado é 100% governista, uma vez que a oposição se recusou a participar das investigações. Já a CPI mista, com deputados e senadores, conta com parlamentares oposicionistas. Praticamente não há perguntas aos depoentes por parte dos integrantes da comissão exclusiva do Senado. Todos os questionamentos são feitos pelo relator, senador José Pimentel (PT-CE), que entrega uma cópia das perguntas logo no início da sessão.

Em nota divulgada no início da noite desta quinta-feira, a Petrobras informa que Barrocas retornou ao Rio, “sua cidade de origem, onde desempenha atualmente a função de assistente do chefe de gabinete da Presidência”. Segundo a estatal, o chefe de gabinete de Graça, Antônio Augusto Almeida Faria, está acumulando interinamente a gerência do escritório em Brasília.

Fonte: O Globo/Show Francisco



Nenhum comentário: