quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Em menos de um mês, três baleias da espécie Jubarte foram encontradas no litoral de São Francisco de Itabapoana RJ

                      Na manhã dessa quarta-feira (20-08) por determinação do Secretário de Meio Ambiente Cláudio Heringer nos dirigimos à Praia de Guaxindiba sentido Praia de Manguinhos por volta das 9:00 horas acompanhado do Fiscal de Meio Ambiente George para avaliar as condições de mais um encalhe de cetáceo no município. O individuo da espécie Jubarte (Megapteranovaeangliae) medindo em torno de 15 metros e pesando por volta de 30 toneladas já morto, foi avistado, segundo populares, no final da tarde do dia de ontem (19/08/2014) encalhado numa formação rochosa que se localiza entre as praias de Guaxindiba e Manguinhos.

No local ficou evidente a impossibilidade de enterrar a carcaça deste indivíduo, pois esta se encontra na região entre marés e nesta formação rochosa ocorre a presença de fauna bentônica e ictiofauna local. Qualquer tentativa de retirada deste animal no momento pode vir a causar um considerado dano ambiental. Cabendo apenas aguardara alteração da maré na expectativa de que este indivíduo possa vir parar na faixa de areia.

Informamos que já foi mantido contato dessa SEMASFI com a Secretaria de Obras do município para, sendo o caso e de acordo com as condições e localização do animal, proceda o enterro do referido mamífero.

Informamos, ainda, que estivemos na manhã de hoje na sede do CTA situado em Guaxindiba e cujos os técnicos afirmaram que estão monitorando a baleia para os procedimentos de necropsia.

Nilson Berriel Neves Neto
CRBio91090/02-D
Estrada de Guaxindiba s/n., Fazendinha.
São Francisco de Itabapoana-RJ.
ambiente.pmsfi@yahoo.com.br
Matéria: Ascom SFI-RJ/Show Francisco
Fotos: Jullyana Mello



Nenhum comentário: