Alunos do Ensino Fundamental de escolas municipais de São João da Barra participaram de aulas de campo no Porto do Açu. Os encontros foram divididos em dois módulos: Restinga e Ambiente Marinho, com visita ao viveiro de mudas e ao centro de tratamento e recuperação de quelônios marinhos; e Licenciamento Ambiental, que incluiu visita às obras do porto. No total, 50 estudantes participam do projeto.
As aulas fazem parte do curso “Vivências Ecológicas em São João da Barra” que integra o programa de educação ambiental “Conhecer para proteger”, realizado pela Technip, empresa que opera uma unidade no Porto do Açu, com apoio da Prumo e em parceria com a Prefeitura de São João da Barra, através das secretarias de Educação e Cultura e Meio Ambiente e Serviços Públicos.
Durante o programa, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o ecossistema local, as características da flora e fauna da região, visitar manguezais e restinga, e entender a importância dos estudos de impacto socioambiental para instalação de um empreendimento deste porte.
No módulo de restinga, os alunos conheceram as principais espécies que ocorrem na região e abordaram temas que geram impactos ambientais, como ocupação desordenada, desmatamento, queimadas, tratamento de resíduos sólidos e lançamentos de efluentes, entre outros. Já no módulo de licenciamento ambiental, os alunos aprenderam sobre cidadania, dinâmica populacional, legislação e órgãos licenciadores competentes.
“As aulas em campo foram bastante produtivas. Os alunos viram de perto a variedade de ecossistemas existentes e o mais importante, desenvolveram a consciência de preservação ambiental. Conseguimos sensibilizá-los para a valorização do patrimônio natural da região e esperamos que este conhecimento seja multiplicado”, afirma Gleide Gomes, coordenadora de Responsabilidade Social da Prumo.
Durante o programa, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o ecossistema local, as características da flora e fauna da região, visitar manguezais e restinga, e entender a importância dos estudos de impacto socioambiental para instalação de um empreendimento deste porte.
No módulo de restinga, os alunos conheceram as principais espécies que ocorrem na região e abordaram temas que geram impactos ambientais, como ocupação desordenada, desmatamento, queimadas, tratamento de resíduos sólidos e lançamentos de efluentes, entre outros. Já no módulo de licenciamento ambiental, os alunos aprenderam sobre cidadania, dinâmica populacional, legislação e órgãos licenciadores competentes.
“As aulas em campo foram bastante produtivas. Os alunos viram de perto a variedade de ecossistemas existentes e o mais importante, desenvolveram a consciência de preservação ambiental. Conseguimos sensibilizá-los para a valorização do patrimônio natural da região e esperamos que este conhecimento seja multiplicado”, afirma Gleide Gomes, coordenadora de Responsabilidade Social da Prumo.
Fonte: Imprensa Prumo/Show Francisco
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