sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Alerta no Farol por causa de 'ressaca'

Pescadores do Farol de São Tomé foram impedidos novamente de entrar no mar devido ao alerta de ressaca até a noite de sábado. A Defesa Civil Municipal está com uma equipe de prontidão para qualquer eventualidade. A previsão é a de que as ondas cheguem a três metros de altura.

Ontem, segundo o tesoureiro da Colônia de Pescadores Z-19 do Farol, Salvador Manhães, o mar estava agitado, com ondas de dois metros, mas o preocupante eram as rajadas de vento. "Desde às 21h de quarta-feira está ventando muito", disse ele.

Em Macaé, a Coordenadoria da Defesa Civil também está de prontidão por causa dos fortes ventos. Nesta quinta-feira, a previsão era de rajadas de até 56 km/h.

Técnico em meteorologia e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, Carlos Alencar, explicou que, quando mais forte o vento na superfície da água, mais forte será a ressaca. "Geralmente, ela dura de 24 a 48 horas e está associada ao vento".

Carlos disse que existe uma explicação para as mudanças registradas no tempo na manhã de ontem em Campos, com vento, depois chuva e, em seguida, sol. "Não é normal, mas é explicável. A frente fria que chegou à região veio carregada de umidade e vento que acabam formando nuvens baixas que, por sua vez, traz chuva leve", disse ele, destacando que a quantidade de nuvens deve diminuir a partir de hoje. O final de semana deverá ser de sol.

Fonte: O Diário/Show Francisco
Carlos Emir



Nenhum comentário: