segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Alunos de escolas municipais serão vacinados contra o vírus do HPV

Vírus atinge principalmente meninas e ainda não possui cura, apenas modos de prevenção e controle

Três escolas da rede municipal de ensino receberão a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), na próxima semana.

Na segunda-feira (22/09), os alunos da Escola Municipal Senador José Carlos Pereira Pinto, no Parque Nova Brasília contarão com equipes da Secretaria de Saúde para a realização da vacinação. Já na terça (23/09), a equipe estará no Colégio Rotary II, em Custodópolis e na quarta-feira (24/09), a vacinação será no Ciep Borges Barreto, em Ururaí.

Em Campos, a vacina é disponibilizada na sala 5 da Secretaria Municipal de Saúde, na rua Gil de Góes, no horário de 8h às 17h. A aplicação da vacina acontece através do Programa de Imunização desde 2010 e já contabilizou 43mil vacinações.

SOBRE A DOENÇA

O Vírus Papiloma Humano (HPV), um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis. É uma infecção transmitida sexualmente (DST). A ausência de camisinha no ato sexual é a principal causa da transmissão.

Também é possível a transmissão do HPV de mãe para filho no momento do parto, devido ao trato genital materno estar infectado. Entretanto, somente um pequeno número de crianças desenvolve a papilomatose respiratória juvenil.

O HPV pode ser controlado, mas ainda não há cura contra o vírus. Quando não é tratado, torna-se a principal causa do desenvolvimento do Câncer de colo do útero e do Câncer de Garganta. 99% das mulheres que possuem Câncer de colo do útero foram infectadas por esse vírus.

PREVENÇÃO

Para evitar o aparecimento do HPV recomendam-se os seguintes cuidados:

• Uso de camisinha masculina, para todos os tipos de relações sexuais

• Uso de camisinha feminina;

• Vacina quadrivalente (previne contra o HPV 6,11,16 e 18) ou bivalente (contra o HPV 16 e 18);

• Rotina do exame preventivo (Papanicolau);

• Evitar fumar, beber em excesso e usar drogas, pois essas atividades debilitam o sistema de defesa do organismo, tornando a pessoa mais susceptível ao HPV.

Fonte: Ururau/Show Francisco
Divulgação



Nenhum comentário: