segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Jogo do desmaio preocupa pais de adolescentes de Campos dos Goytacazes RJ

Além do desmaio, "brincadeira" pode causar hematomas, parada cardíaca, lesões cerebrais, coma e até a morte

Uma brincadeira perigosa está ganhando cada vez mais adeptos nas escolas do país com a divulgação de vídeos na internet. O "jogo do desmaio”, como é mais conhecido pelos adolescentes, consiste em provocar a perda da consciência por meio de asfixia pela pressão no peito.

Durante a "brincadeira", um colega aperta o peito de outro fazendo-o desmaiar. A intenção é saber quanto tempo a pessoa consegue ficar sem respirar. Com medo de problemas mais graves com os alunos, uma escola no Rio de Janeiro, após um episódio de um estudante ter passado mal ao participar do jogo, começou a distribuir folhetos educativos sobre o perigo de tal prática.

De acordo com médicos, entre as possíveis consequências do jogo do desmaio estão hematomas, parada cardíaca, lesões cerebrais, coma e até a morte.

Em matéria publicada no Jornal O Globo, no mês passado, em uma escola do bairro das Laranjeiras, um aluno desmaiou no pátio, durante o jogo. Ao tentar se levantar ele bateu com a cabeça num banco, sofrendo escoriações e sendo suspenso por um dia.

Em Campos, nenhum caso da "brincadeira" foi noticiado, mas pais que já viram os vídeos expostos nas redes sociais propagando o jogo do desmaio, já começam a se preocupar e a alertar os filhos, como é o caso da fisioterapeuta Cláudia Duncan, que tem dois filhos na fase da adolescência.

"Acho importante que os pais tenham consciência de alertar seus filhos quanto a estas disputas perigosas nas escolas. Já avisei aos meninos que esta é uma prática perigosa e se acontecer com alguém conhecido, que eles devem alertar a pessoa e se manterem à distância de quem faz este tipo de coisa", afirmou.

Especialistas ainda alertam que a "brincadeira" causa queda de pressão e falta de oxigenação no sangue, o que pode levar a uma parada cardíaca ou a uma lesão no cérebro. A área da memória pode ser danificada e o adolescente pode ainda ter parte da visão afetada.

Fonte: Terceira Via/Show Francisco




Nenhum comentário: