Patrícia Barreto
Foto: Valmir Oliveira
Quem deveria dar o exemplo comete infrações, provocando indignação na população. Um internauta enviou à Folha da Manhã a foto de uma viatura do Grupamento de Serviço de Escolta (GSE) do Governo do Estado do Rio de Janeiro estacionada em cima da calçada do presídio feminino Nilza da Silva Santos (antigo anexo feminino do Carlos Tinoco da Fonseca), na avenida 15 de Novembro, em Campos. O registro aconteceu no último 5. Na manhã de sexta-feira (07), a reportagem flagrou dois veículos do mesmo grupamento cometendo a mesma infração. Em frente à unidade prisional, um comerciante — que não quis se identificar — disse que não entende por que os veículos estacionam em cima da calçada, já que o pátio do presídio é espaçoso. Além de estacionados sobre o passeio público, as viaturas estão na contramão da via e, a menos de cinco metros da esquina.
Os flagrantes de desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro são recorrentes. Desde dezembro do ano passado os leitores flagram carros oficiais parados em locais proibidos. Este ano é o quinto registro enviado pelos leitores. O episódio mais recente foi registrado no dia 4 de outubro. Um carro da Prefeitura de Campos estacionou em um local destinado a idosos, indicado na placa de trânsito.
Segundo o CTB, estacionar um veículo na calçada é infração grave, gera a punição de cinco pontos na Carteira de Habilitação, multa e possível remoção do veículo. Já estacionar ou parar na contramão de direção e a menos de cinco metros da esquina, é infração média, acarretando quatro pontos ao condutor, para cada infração.
Através de nota, a assessoria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), informou que há um projeto de ampliação do portão de entrada no Presídio Nilza da Silva Santos, para solucionar o problema.
De acordo com o comandante geral da Guarda Civil Municipal (GCM), Wellington Levino, as equipes atuam diariamente em toda a cidade para coibir as infrações. Segundo ele, o estacionamento nas calçadas é a infração mais detectada nas ruas pelos agentes. “Dirigir falando ao telefone celular e estacionar o veículo em cima das calçadas são as campeãs de multas na Guarda", finalizou.
Fmanhã/Show Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário