sábado, 13 de dezembro de 2014

Ato público em Campos para conscientizar trabalhadores rurais


Marcelo Esqueff

Evento foi uma iniciativa do “Programa Trabalho Seguro” do Tribunal Regional do Trabalho


Um ato público rural foi realizado na tarde desta sexta-feira (12/12), na Praça do Liceu de Humanidade de Campos, no Centro da cidade. O evento foi uma iniciativa do “Programa Trabalho Seguro” do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RJ) com a finalidade de divulgar entre os trabalhadores rurais a importância da prevenção de acidentes laborais, com foco no segmento canavieiro.

Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, dão conta que só em 2013 foram registrados no país 559.081 acidentes de trabalho, registrados pelo CAT (Comunicação do Acidente do Trabalho) e 158.830 casos sem registro, somando 717.911 casos; desses 2.768 trabalhadores vieram a óbito.

Durante o ato foram distribuídos folders, filtro solar, camisas com mensagens sobre segurança no trabalho rural, entre elas cinquenta de manga comprida (que servem de equipamento de para o trabalhador rural) e cartilhas informativas.


Para a desembargadora e vice-presidente do TRT/RJ, Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, o encerramento do “Programa Trabalho Seguro” foi em Campos devido ao grande número de trabalhadores canavieiros existentes na cidade. “Esse evento é importante para a conscientização dos trabalhadores e é bom mostrar para os servidores que eles também são responsáveis por suas seguranças”, comentou a desembargadora ressaltando que o empregador tem o compromisso de fornecer o equipamento de segurança e o empregado a responsabilidade de utilizá-los.

Além da desembargadora, o evento, que teve o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Campos, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e do Sindicato dos Trabalhares Rurais de Campos, contou com a presença de várias autoridades entre elas a juíza do Trabalho Anelise Haase de Miranda, a secretária de Trabalho e Renda, Joilza Rangel e o presidente da Cooperativa Agroindustrial do Rio de Janeiro (Coagro) Frederico Paes Rangel.


Postado por: JOÃO FERNANDES
Fonte: JOÃO FERNANDES/Show Francisco



Nenhum comentário: