sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Duplicação: Autopista entrega mais um trecho

 Foto: Divulgação/Autopista


Nesta quinta-feira (18), a concessionária Autopista Fluminense libera mais trecho da pista duplicada da BR-101 RJ/Norte, entre os quilômetros 102 e 105, em Campos, aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

As pistas possuem duas faixas de rolamento em cada sentido, além de serem divididas por muretas de concreto. Alguns trechos são separadas por canteiro central Com esse trecho, a concessionária chega a 39 quilômetros de pistas duplicadas entregues na BR-101 em 2014, sendo 36 na região entre Campos dos Goytacazes e Macaé e outros três quilômetros na região de Casimiro de Abreu, liberado no início deste mês.

Entenda a duplicação da BR-101

A duplicação de 176,6 quilômetros da BR-101/RJ, entre Rio Bonito e Campos dos Goytacazes, é a maior obra do contrato de concessão assinado entre a Autopista Fluminense e o Governo Federal. Com um investimento de cerca de R$850 milhões, a obra vai proporcionar um acesso com mais segurança e fluidez aos usuários a uma região de polos turísticos importantes, como a Região dos Lagos, Serrana, Norte Fluminense e as praias do sul capixaba. Sob o ponto de vista econômico, a BR-101 será uma importante artéria para o desenvolvimento e o escoamento da produção de importantes investimentos em andamento da região norte da costa litorânea do Estado do Rio de Janeiro e suas bacias petrolíferas.

Ao todo, serão construídas novas 15 pontes no trecho, além do reforço estrutural e alargamento de outras 15 existentes. Também está prevista a construção 27 trevos em desnível (viadutos) e retornos, que vão proporcionar mais segurança nos acessos às cidades, possibilitando todos os deslocamentos para entrar e sair da BR-101, além de permitir manobras de retorno com mais segurança, evitando o cruzamento de veículos na pista. As obras de duplicação vão gerar um plantio compensatório de cerca de 150 mil mudas de espécies nativas.
Campos24 horas/Show Francisco



Nenhum comentário: