sábado, 13 de dezembro de 2014

Hemocentro de Campos espera que Natal e Ano Novo atraiam mais doadores


Carlos Grevi / Arquivo

Festas de fim de ano e verão podem aumentar número de acidentes e violência


O Natal e o Ano Novo se aproximam e as pessoas se preocupam com os presentes, as ceias, roupas e tantas outras coisas. O que muitos não se atentam é para as pessoas que estarão em uma unidade hospitalar, precisando de um simples ato de solidariedade: a doação de sangue.

Nesta época do ano, momento em que muitos acidentes acontecem e o número da violência tende a aumentar, se torna o período mais delicado para o Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), que tem que atender a uma demanda maior.

Durante várias vezes no decorrer do ano, o Hemocentro pediu ajuda da população, já que o estoque do banco de sangue da unidade estava baixo e desta vez a situação se repete.

As doações de sangue estão abaixo do esperado, quando diariamente se precisa de no mínimo 70 doações e o Hemocentro só recebe a metade. Segundo a coordenadora do Hemocentro, Daniela Tudesco, a esperança de quem trabalha na unidade e de quem precisa de sangue é que este número de doações aumente.

“Esperamos que nesta época do Natal, em que as pessoas estão mais sensíveis, que elas percebam a importância da doação de sangue que é um ato bonito, rápido e sem dor”, disse Daniela, ressaltando que o tipo sanguíneo de maior carência é o (O positivo) e o (O negativo), este que é o ideal, já que atende a qualquer tipo de sangue.

Uma das ações realizadas pelo Hemocentro é a coleta móvel, onde o ônibus que percorre vários pontos da cidade e que pelo menos duas vezes ao mês pode ser localizado na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos. A data para o ônibus estar na praça no mês de dezembro ainda não foi definida.

O Hemocentro funciona diariamente, de 7 às 18h, inclusive nos finais de semana e feriados.

Podem doar jovens e adultos de 16 até 67 anos. Doadores com 16 e 17 anos devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro Regional de Campos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.

Para doar, também é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.


Postado por: LAILA NUNES
Fonte: URURAU/Show Francisco




Nenhum comentário: