sábado, 6 de dezembro de 2014

Petróleo e gás abre mais de 16 mil vagas em cursos do Senai

 Foto: Divulgação
O Senai abrirá no início do ano que vem em todo o estado do Rio de Janeiro cerca de 16 mil vagas para cursos técnicos gratuitos na área de petróleo e gás. Mas os interessados já podem se inscrever no site do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Empre­go (Pronatec – www.pronatec.mec.gov. br/?inscricao) para concorrer a uma vaga. As oportunidades oferecidas são para Soldador de tubulação, técnico petroquímico, encanador industrial, cal­deireiro e segurança do trabalho estão entre as áreas mais carentes de mão de obra atualmente.

Segundo Márcio Guerra, gerente de Estudos e Prospectiva do Senai Nacio­nal, as informações constam no Mapa do Trabalho Industrial, estudo recente do Senai sobre o setor que estima serem criados mais de 46 mil postos de traba­lho no Brasil, até 2015, especialmente para a exploração da camada do pré-sal. O Estado do Rio ficará com 35% desta força de trabalho.

“Estamos com um grande desafio de formar mão de obra qualificada. O grau de complexidade do setor está cada vez maior. A logística de operação do pré-sal será muito complicada já que o ponto de extração de petróleo estará a 400 milhas náuticas da terra. Isso requer um alto conhecimento técnico dos trabalhado­res para montar toda a infraestrutura”, explica.

Guerra diz que o levantamento mos­tra que 60% das novas vagas serão para funções industriais. “Isso ocorre porque a cadeia produtiva do segmento exige qualificação muito específica, como os soldadores subaquáticos, que precisam mergulhar centenas de metros para fa­zer reparos nos equipamentos de extra­ção”, comenta.

CERCA DE 17 MIL VAGAS ATÉ 2017


A partir do primeiro trimestre de 2015, o Programa de Mobilização da Indústria Na­cional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), programa do Ministério de Minas e Energia (MME), vai retomar a oferta de cursos de ca­pacitação de mão de obra para atender à de­manda da indústria fornecedora. A previsão é que, nesta nova fase do Programa, sejam ca­pacitados mais 17 mil profissionais até 2017.

No primeiro trimestre de 2015, está pre­vista a oferta de vagas solicitadas por for­necedores de grandes empreendimentos da Petrobras, entre eles estaleiros encarrega­dos da construção de plataformas de produ­ção, sondas de perfuração e embarcações de apoio nas regiões de Pernambuco, Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de empresas que constroem o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro — Comperj, em Itaboraí (RJ). Haverá, tam­bém, qualificação para técnicos de operação e manutenção das plataformas e sondas em produção, para as bacias de Campos, Espíri­to Santo e de Santos.

O processo de seleção foi reformulado e será conduzido pelas próprias empresas fornecedoras de bens e serviços do setor, de acordo com a disponibilidade de vagas, que serão anunciadas no site do Prominp (www. prominp.com.br). Os fornecedores indicarão as categorias profissionais que necessitam e também destinarão, junto com o Prominp, recursos para qualificação dos trabalhadores selecionados.
Campos 24 horas/Show Francisco



Nenhum comentário: