quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

RJ-216: inovação com a construção do novo acesso à Baixada Campista‏

Foto: ilustrativa

Ao tomar a iniciativa de recuperar e modernizar a RJ-216, estrada que dá acesso ao Farol de São Thomé, a Prefeitura de Campos demonstrou, além de preocupação com a segurança de quem passa pelo local, também, uma nova visão de desenvolvimento. Uma inovação entre a sede do município e a Baixada Campista.

No momento, as obras estão em fase de conclusão do recapeamento asfáltico e da ciclovia. “É uma obra de grandes proporções e ousada porque interfere no dia a dia da pessoas. Mas, tenho certeza, de que, assim que for concluída, vai trazer muitos benefícios à população”, informa o secretário de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Edilson Peixoto, lembrando que a nova pista construída atrás do Hospital São José, em Goitacazes, já está praticamente pronta.

Para o secretário de Governo, Suledil Bernardino, a prefeita Rosinha Garotinho, mais uma vez, em seu governo, faz inovação ao construir a urbanização da nova RJ-216. “ A Baixada Campista é uma região rica em tradições e em desenvolvimento, inclusive, com a implantação da programação turística do Farol, que atrai milhares de pessoas da cidade, da região e de outros estados também todos os anos”, ressalta o secretário de Governo, Suledil Bernardino.

Além de polo turístico para as igrejas centenárias, está na Baixada Campista também o Farol de São Tomé, projetado pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo que idealizou a Torre Eiffel, em Paris, que também é um dos monumentos históricos e turísticos do município. A Baixada também conta comum pólo cerâmico dos mais importantes do Estado do Rio de Janeiro em produção e geração de emprego. “Outro setor produtivo que também emprega milhares de pessoas é o canavieiro. Além de centenário, contribui para a economia da nossa cidade”, acrescenta Suledil.

- A antiga estrada do Açúcar encontrava-se sucateada e ultrapassada considerando o desenvolvimento econômico da Baixada e o grande fluxo de veículos. A prefeita percebeu a necessidade de uma intervenção, que facilitasse o deslocamento de moradores e visitantes da Baixada, bem como o escoamento da produção – informa o secretário de Governo.

Intervenções incluem modernização da pista

A prefeitura fez o prolongamento da Avenida 28 de Março até o entroncamento da Estrada dos Ceramistas com uma ciclovia e uma nova iluminação dando ar de modernidade à nova rodovia. “Ao invés de contar com duas pistas de rolamento, a nova RJ-216, em seu perímetro urbano, ganhou mais seis pistas de rolamento, beneficiando muito os moradores da Baixada”.

- Antes das obras, o percurso que liga a antiga usina Santo Antônio, no Beco, até a entrada de Goitacazes, levava no mínimo de 30 a 40 minutos. Com o novo traçado da rodovia, o cidadão não gastará mais do que 10 minutos, aumentando a segurança daqueles que fazem uso, diariamente, da pista – destaca Suledil, lembrando ainda que heliporto do Farol, que atende à Bacia Petrolífera de Campos, no Farol, com grande movimento de passageiros, foi um dos beneficiados com esta importante obra.
Campos24horas/Show Francisco



Nenhum comentário: