quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

É considerada a pior de todos os tempos a seca em São Francisco de Itabapoana RJ

O município de São Francisco de Itabapoana é a maior de área rural cultivada e como a chuva prevista para dezembro não veio, um canal com mais de dois metros de profundidade secou, até a plantação de abacaxi fruta mais produzida no município é resistente a seca também está ameaçada.

A seca já se considerada a pior dos últimos tempos, uma propriedade que ano passado colheu 170 mil abacaxis, corre o risco de perder 30 por cento da produção na próxima colheita.

Nossa equipe conversou com o lavrador Edmilson dos Santos, ele disse que estamos a caminho do mês de fevereiro e precisamos da chuva para poder termos uma boa produção na lavoura.

Na pecuária o município também enfrenta problemas de acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura cerca de mil animais morreram de sede e de fome no ano passado os canais de irrigação que servem de bebedouros para o gado, estão secos.

O Produtor Rural e também Advogado Dr. Marcello Gomes, que tem fazenda na região de Bom Jardim Grande, já perdeu 50 cabeças.

Esse valão conhecido como valão de Bom Jardim Grande, ele nasce lá no município de Campos na localidade de Morro do Coco, passa por aqui e desemboca lá em Guaxindiba, conhecido como Rio Guaxindiba. A situação aqui é crítica, já está seco o valão aqui perto não está descendo mais água, inclusive nós temos gados mortos aqui, veio beber água e não encontrou.

A situação aqui é tão ruim, que a cerca de seis meses o produtor decidiu plantar cerca de 50 quitares de capim brachiária, para alimentar o rebanho, como não choveu a planta até brotou mais não conseguiu se desenvolver  e todo pasto ficou queimado um prejuízo danado para esse produtor rural. As cento e vinte cabeças que ainda sobrevivem são alimentados todos os dias com bagaços de cana, mais o estoque é pequeno, mais se não chover a risco de mortes de mais animais.

A água que restou nos valões é insuficiente para rigar o pasto e dá de beber para o gado.

A prefeitura reconhece que a situação é crítica é diz que esta fazendo o que pode para ajudar os produtores locais.

Nós estamos juntos o produtor primeiramente socorrendo o gado, fazendo e limpando os tanques para socorre los, senão procurar água mesmo no subsolo o gado morre hoje. Tenham fé, o produtor rural vivem de fé, eles levam o prejuízo mais não desistem de plantam pensando em dias melhores, palavras do Secretário Municipal de Agricultura Edmar da Silva Henrique

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana entrou com um pedido para que fosse decretado estado de emergência no município, mais ele foi negado pelo Governo Federal. A Secretaria de Agricultura da cidade não conseguiu reunir os documentos necessários para comprovar a situação.  
Nesta quarta feira 21/01, estiveram na redação do Blog mais visto da região, o Produtor Rural e Advogado Dr. Marcello Gomes acompanhado do Vereador do município José Cherene, ambos conversaram com a gente e milhares de pessoas ficaram conhecendo o propósito da situação.

Projeto de Lei de regularização fundiária de Interesse Social (Ver abaixo o Projeto do Vereador), que já foi autorizado para que o poder Executivo possa promover a regularização, assinado pelo prefeito do município Dr. Pedrinho Cherene.




Matéria:Robson Fraga/Inter TV/ Fotos:Jullyana Mello/Show Francisco



Nenhum comentário: