sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Médica explica sobre os perigos da exposição ao sol durante o verão


Carlos Grevi/Reprodução

Segundo a especialista é perceptível o aumento no número de consultas durante a temporada

Com a chegada do verão os perigos da exposição ao Sol aumentam, pois além do calor maior que o habitual, as pessoas vão à praia e ficam grandes períodos de tempo recebendo os raios solares.

A dermatologista Priscila Brunelli conversou com o Site Ururau e explicou sobre cuidados com a pele e doenças geradas pela alta exposição ao Sol.
Segundo a médica, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda o uso do maior número possível de medidas preventivas para proteção ao sol, como protetor solar, óculos de sol, chapéu e tentar ficar em locais com sombra.

Priscila salienta que os materiais utilizados em barracas e guarda-sóis devem ser algodão ou lona, pois estes absorvem até a metade da radiação solar.

Embora tomar Sol seja algo saudável e agradável, a dermatologista alerta que além das queimaduras causadas pelos raios solares, o excesso de radiação solar pode levar a outros problemas de saúde, como envelhecimento precoce, problemas de visão, herpes, acne, melasmas e até câncer de pele.

Priscila contou que pessoas de todas as idades e com todos os tipos de pele devem se prevenir ao se expor ao sol, mas crianças e idosos devem receber um cuidado especial.

Segundo a médica, é perceptível o aumento no número de consultas durante o verão.
“As pessoas estão mais conscientes e buscam informação de como se prevenir. No retorno ao cotidiano, no pós-carnaval novamente temos um aumento do número de consultas no que se refere ao reparo dos danos que o verão deixou”, explicou Priscila.

O uso exagerado de bronzeadores também é apontado pela dermatologista como algo que gera muitos problemas durante a temporada do verão, principalmente os chamados bronzeadores caseiros.

“Acidentes com esse tipo de produto caseiro são mais comuns do que parecem. O Hospital Geral de Guarus (HGG) e o Hospital Ferreira Machado (HFM) recebem vários casos de acidentados, principalmente mulheres jovens, com queimaduras causadas pelo uso de bronzeador caseiro. As pessoas que querem conseguir uma pele bronzeada sem correr riscos, devem ter paciência e tomar sol aos poucos, antes das 10h e depois das 16h, sempre utilizando protetor solar”, concluiu Priscila.

Postado por: AMARO MOTA - ESTAGIÁRIO/Show Francisco



Nenhum comentário: