sábado, 7 de fevereiro de 2015

2º CAPÍTULO: GARGAÚ ONDE A PESCA É FORTE E O POVO É LUTADOR!

Praia de Gargaú 
 São Francisco de Itabapoana RJ
Gargaú é um distrito do município de São Francisco de Itabapoana junto à foz do Rio Paraíba do Sul, estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Desde o final dos três anos passados, está diferente a paisagem da praia de Gargaú, no município de São Francisco de Itabapoana. A grande margem de praia, protegida pela Marinha, recebeu em um longo trecho, o primeiro parque eólico da região sudeste, o Parque Eólico de Gargaú, administrado pela empresa privada Gesa – Gargaú energética S/A.

A cerca de 350 quilômetros do Rio de Janeiro, a cidade no norte-fluminense de pouco mais de 42 mil habitantes, e com um território de 1254 quilômetros quadrados (o segundo maior município em extensão territorial do estado), começa a atrair um novo tipo de visitante. O Parque Eólico de Gargaú está atraindo turistas a fim de registrar as imensas torres de geração de energia que se destacam ao longe – o parque pode ser visto de São João da Barra, do outro lado do rio Paraíba do Sul, a quase 50 quilômetros de distância. A economia da cidade é basicamente focada na plantação de cana-de-açúcar, que se estende ao longo das margens da BR-101, que corta a cidade. O parque impressiona pelo tamanho. Cada uma das 17 torres tem 80 metros de comprimento, podendo alcançar 110 metros totais com uma das pás (ou hélices ou “blades”) na vertical. Cada pá tem 30 metros de extensão. São três pás para cada torre. Estima-se que a obra, avaliada inicialmente em R$ 140 milhões, tenha custado o dobro. Foram dois anos de obras, envolvendo 300 pessoas. O local é reconhecido pelos seus importantes manguezais e seus fortes ventos, importantes para estudos eólicos, além de ter uma pitoresca praia.


O patrimônio arquitetônico de Gargaú é um atrativo à parte, com casarões da década de 50 e o barracão, utilizado no passado para fazer as feiras da localidade — hoje um espaço cultural dotado de uma pequena biblioteca e espaço para alguns projetos sociais.

O topônimo Gargaú é uma corruptela do tupi guaraguá-ú, que em português significa «rio do peixe-boi» ou «onde o peixe-boi come».















                           A liberdade da natureza viva!















Catadores de caranguejo de Gargaú tirando caranguejos do buraco curta de Artur Gomes filmado no mangue da criminosa, com trilha sonora de Edvaldo Santana sobre poema de Ademir Assunção


                    Fotos e filmagens:Julio César e Artur Gomes





Nenhum comentário: