quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Campos registra 28 casos de dengue por vírus tipos 1 e 4

O Centro de Referência da Dengue informou que uma paciente está internada

Vinte e oito casos de dengue já foram registrados, em Campos, este ano. Os dados são do Centro de Referência da Dengue (CRD). O balanço realizado pela entidade detectou infecções do vírus tipos 1 e 4 transmitidos pelo mosquito aedes aegypti.

Segundo o médico Luiz José de Souza, do CRD, a paciente encontra-se internada por causa de complicações da dengue, vírus tipo 1. “No mês de janeiro e início de fevereiro confirmamos 28 casos da doença em Campos com maior incidência para o vírus tipo 1. Uma pessoa foi internada devido a complicações da dengue e deve receber alta nos próximos dias”.

Quanto ao tipo 4 da doença, Luiz José informou que os sintomas são bem parecidos com o da febre chikungunya. “A população precisa ficar atenta para o diagnóstico precoce. Na infecção pelo vírus da dengue tipo 4, a pessoa apresenta dores na coluna e nas juntas. Estes são os mesmos sintomas da febre chikungunya. É importante que os campistas fiquem atentos porque mesmo sem chuvas já temos o registro destes casos. A prevenção é o melhor remédio para que não tenhamos uma epidemia da doença. Não foi registrado nenhum caso de morte até o momento”.

Ainda segundo Luiz José, as localidades da cidade que tiveram maior índice de contaminação por dengue foram Nova Goytacazes, Goytacazes, Donana, Tócos e Jockey.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, 90% dos casos de dengue em Campos são do tipo 1, mas o tipo 4 também está presente. Em janeiro, foram registrados 28 casos de dengue e em fevereiro, 44 casos.

O governo municipal realizou dois mutirões como parte da Campanha Nacional de Prevenção contra dengue e febre chikungunya em 2015. Nas atuações dos agentes de combate a endemias do CCZ foram fiscalizados 30.559 imóveis, 1.182 terrenos visitados, 263 focos eliminados, 234 pneus recolhidos e 1.843 sacos de lixo removidos.

O primeiro mutirão foi nos bairros do Centro, região da Pelinca e bairros adjacentes. No segundo, Farol I, Farol Oficial, Lagamar, Barra Velha, Viega, Vila do Sol e Xexé.

Terceira via/Show Francisco



Nenhum comentário: