sábado, 28 de fevereiro de 2015

ES: transferência do P. Central para o P. do Açu

 Foto: Divulgação


A bancada do Espírito Santo pediu audiência urgente ao presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, para tratar sobre a possível transferência do porto central, de Itapemirim, para o porto Açu, no Rio de Janeiro.

“Sendo um dos principais investimentos na área portuária capixaba, o empreendimento será de extrema relevância para o fortalecimento da vocação para o comércio exterior, além de gerar milhares de postos de trabalho no Espírito Santo”, diz o ofício, obtido com exclusividade pela Agência Congresso, e que foi encaminhado à estatal.

Onze dos 13 parlamentares do ES assinaram o documento. Só o senador Magno Malta (PR) e o deputado Paulo Foletto (PSB) não participaram da reunião da bancada onde se decidiu centrar pressão sobre a Petrobras.

Pelo projeto, o porto central seria instalado entre as localidades de Marobá e Praia das Neves, em Presidente Kennedy. O porto será um dos maiores da América Latina.

A previsão é de que as obras seriam iniciadas no começo de 2016. Está prevista a construção de 30 terminais de uso privado.

O objetivo é que o espaço comece a operar em 2017, com movimentação de 50 milhões de toneladas por ano. O número pode chegar até 150 milhões em 2022.

A obra é uma parceria entre empresários capixabas e o Porto de Roterdã, na Holanda. Mas empresários do Rio já podem ter atropelado o ES.
Campos24horas/Show Francisco



Nenhum comentário: