sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Maldição da sexta-feira 13: você acredita?

Muitos têm superstição com a data; as explicações para a crendice são variadas

Considerado o dia mais azarado do ano, a sexta-feira que cai no dia 13 é repleta de crendices que despertam medo nos mais supersticiosos. Há quem acredite que este não é um dia propício para fugir da rotina ou tomar decisões importantes; outros evitam até mesmo sair de casa; mas ainda há aqueles que deixam as lendas de lado para emendar o dia com o feriadão de carnaval. Hoje é a primeira sexta-feira 13 de 2015 e os campistas não parecem se deixar abater pelas superstições.

Para a professora Carmem Célia de Souza, de 48 anos, sexta-feira 13 é um dia como outro qualquer. “Não tenho medo, acho uma palhaçada. Não deixo de fazer minhas tarefas por causa de superstição... Isso é coisa de gente velha”, brincou. A vendedora Mariana Barreto, de 22 anos, também não acredita que o dia possa trazer azar. “Eu prefiro acreditar que o número 13 me dá sorte. Até porque, sexta-feira, 13 ou não, é dia de trabalho e eu não posso pedir folga por causa disso”, lamentou.

Mas ainda foi possível encontrar uma exceção pelas ruas. O auxiliar de serviços gerais Marcel Araújo, de 31 anos, evita passar debaixo de escadas e quebrar espelhos, principalmente nesta data. “Eu não acredito muito, mas é sempre bom evitar... Vai que essa lenda seja verdadeira...”, disse.

História – Há muitas explicações para a superstição da sexta-feira 13, já que a crença é difundida em diferentes culturas. Numerólogos dizem que o número 12 é completo (doze meses no ano, doze apóstolos de Jesus, doze constelações do Zodíaco), por isso o número 13 é tido como um sinal de infortúnio. Existem outras histórias relacionadas à sexta-feira, como o dia da morte de Cristo. Além disso, no Tarô, a carta de número 13 representa a morte.

Outra explicação sobre essa data fala sobre a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307. A maldição da sexta-feira 13 também pode estar relacionada às crenças dos povos bárbaros e nórdicos. Muitos também relacionam o gato preto à data.

Pessoas que têm medo irracional da data são diagnosticadas com uma espécie de fobia chamada parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.

No cinema, a sexta-feira 13 também é bastante popular. A data foi marcada por filmes de terror que tratam o tema de forma assustadora. O filme “Sexta-feira 13”, de 1980, talvez seja o mais conhecido. O protagonista, Jason Voorhees, é um serial killer que ataca as vítimas nessa mesma data. A história se transformou em uma série que já conta com onze longas-metragens.

Terceira Via/Show Francisco



Nenhum comentário: