sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Primeiro caso de febre maculosa pode ter sido registrado em Campos


Amostras foram encaminhadas a Fiocruz e os resultados sairão dentro de 15 dias

A secretaria de Saúde de Campos aguarda o resultado da análise de material de um homem que esteve internado por 16 dias no Centro de Referência da Dengue (CRD), no Hospital Plantadores de Cana (HPC) com suspeita de febre maculosa, doença transmitida por carrapatos da espécie estrela. As amostras foram encaminhadas a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os resultados sairão dentro de 15 dias.

O paciente, identificado pelas iniciais C.O.C., 58 anos, teve alta nesta quarta-feira (25/02) após tratamento intensivo para combater a doença. Ele é morador da localidade da Tapera e teria contraído a doença após caçar pacas (roedores da mesma família da capivara) na região do Morro do Itaoca, em Campos.

De acordo com o diretor do CRD, Luiz José de Souza, o homem chegou ao Hospital com quadro febril, dor de cabeça e no corpo, desânimo e maculopápulas petequiais (pintinhas hemorrágicas semelhantes a picada de pulga e que, às vezes, ocorrem pequenas hemorragias subcutâneas nesses locais). A princípio, houve uma suspeita de leptospirose, o que foi descartada mediante a história contada pelo paciente, que dias antes da internação, teria saído para caçar e pescar.

“Ele é um caçador típico de paca e tatu, dois hospedeiros do carrapato-estrela e também pescador em rios, cujo leito é o habitat natural das capivaras. Outra coisa é que ele apresentou uma lesão na perna parecida com picada de carrapato. Eu não tenho dúvidas de que é febre maculosa, mas somente a sorologia poderá confirmar”, avaliou Luis José.

Em 2014, um surto da doença matou pelo menos quatro pessoas no Noroeste Fluminense. Os casos foram registrados nos municípios de Natividade, Varre-Sai, Itaperuna, Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana.

Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Não existe transmissão da patologia de uma pessoa para outra e nem vacina contra a febre maculosa brasileira. No Brasil, há casos da doença principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco.

DENGUE
De acordo com Luiz José, somente no mês de janeiro foram registrados 28 casos da doença. A maior incidência de focos se concentra na Baixada Campista: Tocos, Goitacazes e Donana e no bairro do Jóquei. Os casos registrados em fevereiro ainda não foram contabilizados.
Postado por: KELLY MARIA
Fonte: URURAU/Show Francisco



Nenhum comentário: