terça-feira, 31 de março de 2015

Exército forma contingente que atuará em missão de paz no Haiti


Os 22 militares chegarão em Porto Príncipe em junho
 
O 56º Batalhão de Infantaria do Exército (5º BI) realizou na manhã desta terça-feira (31 de março), na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro, a formatura de 22 militares que viajarão em missão de paz no Haiti. Ainda esta semana o grupo segue para o 57º Batalhão de Infantaria Motorizada, no Rio de Janeiro, onde receberão as últimas instruções antes do embarque, que acontecerá em maio. Durante seis meses, período da missão, o quartel vai oferecer uma sala informatizada para os familiares conversarem com os militares.

A solenidade iniciou com rapel. Dois militares do Exército desceram os paredões da agência central do Banco do Brasil. Dando seguimento à cerimônia, o comando entregou símbolos da Organização das Nações Unidas (ONU) ao contingente. Das mãos dos familiares eles receberam um boné na cor azul, que será usado durante a missão.

“Estou muito feliz com a participação do meu filho. Posso dizer que esta é a primeira e maior missão da vida dele. A segunda está por vir. Em junho nasce a filha dele. Estaremos torcendo para que ele tenha sucesso”, informou Maria das Graças Moreira Chagas, mãe de Cayke Chagas Medeiros, de 21 anos.

A missão de paz no Haiti começou 2004 e já atuou com mais de 700 militares. O grupo que sai de Campos é o 22º contingente brasileiro que segue em missão. A previsão de chagada a Porto Príncipe, capital do país, é junho.

“É a primeira vez que o município de Campos é representado em missão de paz no Haiti”, explicou o tenente Sebastião Gomes da Silva, oficial de Comunicação Social do 5º BI.
O contingente começou a ser preparado em janeiro deste ano. Os militares fizeram exames médicos psicológicos, físicos, cursos de Francês e de Creole, que é o dialeto local.
 











Terceira Via/Show Francisco
 


Nenhum comentário: