quarta-feira, 4 de março de 2015

Teste de HIV deve retornar nesta terça

Jhonattan Reis
Foto: Michelle Richa

Exames rápidos para detectar HIV no Centro de Doenças Infecciosas e Parasitárias (CDIP), em Campos, que estavam suspensos desde a semana passada, deverão ser normalizados nesta terça-feira (03), segundo informação recebida de funcionários da unidade na tarde de segunda (02). O atendimento foi suspenso na quinta-feira, quando um aviso foi colocado na entrada do prédio. Mas, mesmo com a informação de que não houve atendimento para os exames, a assessoria da Prefeitura afirmara que “foram realizados 20 testes”. Na última quinta-feira (26/02), pessoas que tentaram fazer o exame foram surpreendidas com a suspensão do serviço. Servidores revelaram que, após a demissão de funcionários terceirizados, a limpeza não estaria sendo realizada, e por esse motivo, a coordenação teria optado por suspender o serviço. A denúncia sobre a suspensão do atendimento foi publicada no blog Eu Penso Que, assinado pelo jornalista Ricardo André Vasconcelos. A fundadora e presidente da Associação Irmãos da Solidariedade — organização que existe há 27 anos, com trabalho de acolher e assistir portadores do vírus HIV/Aids —, Fátima Castro, lamentou a suspensão do exame no CDIP, na semana passada, e falou sobre a importância de se ter o atendimento na cidade.

— O centro é de extrema importância, pois qualquer pessoa que for fazer o teste, e que não puder pagar, terá que ser lá. Sem esse atendimento, a população perderia muito. Muitas pessoas que têm o vírus moram na nossa instituição, mas é no CDIP que pegam remédios, preservativos e fazem exames — disse Fátima, lembrando que as pessoas ficam mais vulneráveis a contrair doenças sexualmente transmissíveis após o Carnaval. “O vírus fica de oito a nove anos para se manifestar. Quanto antes descobrir a doença é melhor para o paciente, pois ele vai viver mais e terá uma melhorar qualidade de vida”, finalizou.

Em nota, a assessoria da Prefeitura se pronunciou: “O CDIP prossegue realizando Testes Rápidos de Diagnóstico (TRD) de segunda a sexta, no turno da manhã. Nenhuma atividade do Programa DST/Aids/hepatites Virais foi suspensa”, diz a nota, finalizando: “O órgão transferiu apenas os testes que seriam realizados quinta e sexta para esta semana. Além disso, os testes também são realizados no Hospital Geral de Guarus (HGG)”.

Folha da Manha/Show Francisco



Nenhum comentário: