terça-feira, 14 de abril de 2015

ACONTECEU MAIS UMA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA RJ
























Aconteceu mais uma importante reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública no município de São Francisco de Itabapoana.

Desta vez foi na praia de Gargaú na sede da Paróquia de São Pedro e começou às 10 horas da manhã do dia 07/04.

Diversos assuntos foram debatidos com respeito a segurança da sociedade

A comunidade da praia entre alunos, presidentes de Associações e Entidades Filantrópicas estiveram participando.

Presente os vereadores Jamilton Chaô e Marcelo Garcia onde o primeiro agradeceu a atuação da delegada Ivana Morgado na investigação dos crimes em nossa comunidade.

Drogas:
O vereador Marcelo Garcia está preocupado com o alto índice de violência e drogas em todas as comunidades deste município. O Sr. Salvador (Badô) de Gargaú disse que as drogas são distribuídas na porta das escolas sem controle nenhum. O Ten. Carmo fez uso da palavra e disse que irá tomar todas as medidas necessárias para não deixar esse tipo de crime crescer nas localidades. Um morador perguntou sobre a questão dos jovens viciados e traficantes que a luz do dia usa e vendem drogas. Respondido anteriormente pelo Carmo será investigado e posteriormente combatido. O presidente da associação falou sobre os pontos de droga em Gargaú, onde o mesmo listou diversos pontos de venda e consumo e pediu que o Tenente fiscalizasse bem a conduta dos policiais daquele DPO. A Dra. Ivana conversou com o Tenente Carmo e sugeriu a presença das duas forças policiais atuando em conjunto, fazendo abordagens constantes nesses supostos pontos como seguem: Barra Velha, Buraco Fundo, Favelinha da Cedae, forró. 

Crimes Ambientais:
Mais uma vez contamos com a presença da UPAM desengano onde o Sub Magno explanou sobre manguezais e colocou seu n° de telefone a disposição da comunidade.
 

Efetivo Policial
Os vereadores presentes mais uma vez trataram assunto direto sobre o efetivo de nosso município, onde hoje temos uma grande localidade chamada Travessão de Barra com um DPO e viatura, porém, sem policiais para trabalhar. O DPO encontra-se fechado. Diversos moradores de Travessão também cobraram do Conselho uma posição com relação ao DPO. O presidente do conselho, este que defende a instituição do estado, disse que irá conversar com o ISP RJ, e fazer lembrar que se trata do 3° maior município em extensão territorial do estado. Questionado também, o presidente falou sobre a divisa de estados RJ/ES, pois em todas as reuniões todos pedem com rigor uma solução para a divisa e nada acontece. 

Iluminação Pública:
O Secretário de obras municipal presente na reunião, informou que irá tomar medidas mais duras para iluminar os pontos sem iluminação de ruas e praças. A delegada perguntou se não teria possibilidade da prefeitura exigir garantias das lâmpadas trocadas das ruas. 

Assuntos Administrativos:
O presidente do conselho agradeceu pelo desempenho da 3° CIA e disse que o conselho fará uma vistoria nos DPOs no intuito de tentar resolver alguns problemas como iluminação e pintura para uma melhor acomodação dos policiais em serviço. Também disse estar muito satisfeito com o trabalho da delegada Dra. Ivana e toda sua equipe, pois não teve em 2015 ainda nenhuma reclamação relacionada os policiais daquela DP pelo e-mail do conselho. O Conselho tutelar esteve presente e também se colocou a disposição da sociedade. O ten. Carmo pediu à comunidade que procure a polícia em caso de crime, pois a polícia trabalha com o sistema de mancha criminal onde somente com o relato no BO ou RO que será contado mais um crime. A delegada também explanou sobre esse assunto pedindo à sociedade que procure a polícia e faça ocorrência. 

Criança e Adolescentes: 
A delegada falou diretamente para pais e mães sobre a importância de acompanhar seus filhos em festas e sobre o controle de frequência em determinados locais públicos. O público aplaudiu pelas belíssimas palavras de orientação. 

Obras: 
O Sr. Clarismar questionou sobre uma obra inacabada na praia, onde acabou virando um ponto de uso e venda de entorpecentes. O Secretário de obras disse que irá ao local saber a real situação do imóvel. 

Estatística de Ocorrências Criminais  
Com o crescente de números de crimes pós festas/ forrós nas praias, a delegada disse que fará incursões nestes locais para saber se todos estão com seus devidos alvarás e aparatos de segurança em dia. Preocupado também, o Ten. Carmo irá também apertar a fiscalização a procura de armas nestes locais intensificando as abordagens em veículos na madrugada. 

Comunicações Diversas:
O Ten. Carmo informou ao conselho e público em geral que a 3°CIA todos os dias abordam e apreende motoqueiros sem habilitação. Satisfeitos com o trabalho da 3° CIA, o conselho agradeceu e disse que nunca teve aqui um trabalho tão eficaz. 

O presidente do Conselho Dr. Romário Bernardo, encerrou a reunião, convidando à todos os presentes para participarem da próxima reunião que será no dia 12 de maio a partir das 10 horas da manhã na localidade de Coréia na sede da Associação de Moradores e deixou uma pauta já para a próxima reunião que será tratado do seguinte assunto efetivo policial e a necessidade do comparecimento do BPRV em nossa reunião.

Secretárias do Conselho/Fotos:Júlio César/Show Francisco.







Nenhum comentário: