quarta-feira, 22 de abril de 2015

Alerta para picadas de escorpiões

Divulgação

O escorpião amarelo, como os de SFI, é muito perigoso

As secretarias de Saúde, Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária de São Francisco de Itabapoana (SFI), no Norte Fluminense, divulgaram o último levantamento de números de casos de picadas de escorpiões no município. Além do caso da menina de 3 anos que morreu após ser picada na localidade de Máquina, no início do mês, outros 20 casos foram registrados desde o início do ano em SFI. Em 2014 foram 55 picadas e um óbito.

A morte da menina reacendeu a preocupação dos moradores e autoridades. Nas localidades de Máquina e Amontoado, com a maior incidência de casos, as vistorias são constantes. Técnicos da prefeitura também têm realizado um trabalho de conscientização nas comunidades pedindo a limpeza de quintais, com a retirada de entulhos e lixo que servir de abrigo aos escorpiões.

Segundo a assessoria de imprensa da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde (SES), até agora, este ano, houve em todo o estado, 21 casos no Norte Fluminene e três no Noroeste. No ano passado foram 81 no Norte e 13 no Noroeste.

soro só no ferreira machado

O caso também reacendeu outra preocupação: a disponibilização do soro contra animais peçonhentos na região. No caso da menina, a família reclamou que ela foi levada ao Hospital Manoel Carola, em SFI, que não tinha o soro antiescorpiônico e que não foi feito nenhum tipo de atendimento. Na região, somente o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, por ser polo regional, recebe esse tipo de soro.
A Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde informa que os soros contra picadas de animais peçonhentos são disponibilizados em polos regionais de imunização, e que em caso de incidente, a vítima deve ser encaminhada ao polo regional mais próximo.

os sintomas e como se tratar

Escorpiões são invertebrados com bolsas de veneno e um ferrão na cauda. Embora haja inúmeras espécies, nem todas têm veneno tóxico o bastante para causar acidentes graves. No Brasil, a maior parte dos acidentes ocorre dentro das casas. Em geral, os ataques acontecem quando eles se sentem ameaçados com a proximidade de uma pessoa.
Os principais sintomas após a picada são: dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas e inflamação. Nos casos mais graves, pode haver aumento da frequência cardíaca, suores, enjoos, dificuldade para respirar e queda de pressão. Geralmente, as crianças ficam inquietas e apresentam movimentos descoordenados.
Na maioria dos casos, as picadas podem ser tratadas em casa. Deve-se aplicar gelo no local, proteger a pele com um pano limpo, tomar analgésicos para aliviar a dor e permanecer em repouso. Alguns escorpiões, porém, têm veneno muito tóxico. Se o quadro não regredir e a pessoa apresentar sonolência e pressão baixa, deve ser conduzida rápido a atendimento médico, levando, se possível, o animal que a atacou. Isso ajuda a identificar o antídoto a ser administrado.

recomendações de especialistas para evitar problemas

* Mantenha a casa, o quintal e o jardim sempre limpos, sem acúmulo de lixo ou objetos que possam servir de esconderijo para escorpiões;

* Instalar telas nas portas e janelas e vedar as frestas;

* Sempre examinar as roupas e calçados antes de usá-los;
O DiárioNF/Show Francisco



Nenhum comentário: