quinta-feira, 9 de abril de 2015

Feriado: Búzios é invadida por argentinos e chilenos


Empresários estão aliviados e esperam nova “invasão” no dia 21
 
A praia Azeda é o local preferido dos estrangeiros. (Divulgação) Mídia1 de 1


O balneário, que atraiu Brigitte Bardot, tornou-se a Meca dos turistas argentinos e chilenos. Pelas ruas de pedra da cidade, falas em castelhano ressoavam felizes, deixando os empresários do setor hoteleiro e de gastronomia mais alegres ainda. No feriado de Páscoa, a cidade registrou 80% de ocupação nas hospedagens. E a perspectiva é de repetição de público no próximo período de folga prolongada – de 21 a 23 de abril – no estado.

Os principais hotéis da cidade – devido à alta do dólar - recepcionaram turistas dos quais apenas 20% eram brasileiros que foram aproveitar o feriadão na região. O gerente de hotel, Luis Guedes, comenta que este ano superou os anos passados, devido ao perfil dos turistas que estiveram no estabelecimento. "Estamos com ocupação total, e pelo que vimos, com um público de maior poder aquisitivo", disse.

O preço das diárias em Búzios torna-se para o visitante estrangeiro, extremamente atraente, já que ao fazer o câmbio de dólar para real, a troca é favorável. Essa alta cambial permitiu lotação nos hotéis. É o que confirma Flávio Irigoitia, gerente da pousada que recebeu mais turistas estrangeiros vindos da América Latina. "Estamos com 80% de turistas internacionais e 20% nacionais", conta. Ele diz ainda que a maioria é de uruguaios e argentinos.

Após analisar os dados coletados do movimento de ocupação, o diretor executivo do Búzios Convention & Vistors Bureau, Cristiano Marques, está confiante de que continue em alta esse percentual, bem como de visitantes estrangeiros na cidade. Segundo ele, alguns hotéis apresentaram 100% de ocupação, como os localizados na praia de João Francisco, considerada uma das mais visitadas e elegantes da cidade. O local concentra os hotéis e pousadas mais caras e completas da cidade, para atender um público de maior poder aquisitivo. “Nesses lugares como em boa parte da hotelaria de Búzios, o movimento maior era de turistas estrangeiros e acredito que continuemos em evidência na preferência dos argentinos e chilenos, até porque de Buenos Aires até o Rio de Janeiro, ele gasta apenas duas horas de viagem em avião”, finalizou.

Feriado Gordo

O presidente da Federação de Convention & Vistors Bureau no Estado do Rio de Janeiro, Marcos Navega comentou que esse feriado foi “gordo” também para as cidades serranas. Esse período do ano é considerado início de “alta temporada”. Com a chegada do inverno, a serra torna-se o atrativo principal, pela beleza das montanhas e eventos culturais para um público adulto e de maior poder aquisitivo. Segundo ele, Friburgo e Petrópolis registraram 80% de ocupação enquanto Teresópólis chegou a 70%. Para Marcos, é preciso uma diretriz mais centrada no turismo para os administradores do interior não terem que depender de outros fatores econômicos. E o governo do estado tem que criar uma linha uniforme para o turismo. “Atualmente, quando se pensa em turismo, só se lembra da cidade do Rio de Janeiro. Precisamos descentralizar e dar atenção a outras cidades”, finalizou ele.


 Fonte: Terceira Via/Show Francisco


Nenhum comentário: